Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2389
Tipo: Tese
Título: Colocando um novo ponto em cada conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Having a new point in each story: potential insertions of theatre in childhood education
Autor(es): Janiaski, Flávia
Primeiro Orientador: Mendonça, Célida Salume
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pizzo, Lianna
metadata.dc.contributor.referee1: Mascarenhas, George
metadata.dc.contributor.referee2: Bezelga, Isabel Maria Golçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Wellington Menegaz de
metadata.dc.contributor.referee4: Canda, Cilene Nascimento
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central inserir o teatro na educação infantil através da contação de história, usando a peça A Tempestade de William Shakespeare e pensando no espaço como uma experiência, através de uma ambientação cênica e sonora. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é marcada por grandes descobertas e constantes mudanças no cotidiano da criança. Todo o aprendizado nesta faixa etária está baseado no brincar, no lúdico, duas qualidades presentes no fazer teatral. Dessa forma, a pesquisa apresenta a ideia de trabalhar a contação de história inserida no universo do teatro e no contexto da contemporaneidade, buscando apontar aspectos da teatralidade e da performatividade que permeiam o fazer de quem conta histórias, além de apresentar o teatro à criança pequena. Apesar de a educação infantil abarcar a fase dos 0 aos 5 anos de idade, o foco da pesquisa foi com crianças de 3 a 5 anos, com três eixos de discussão: teatro com crianças, contação de história e espaço cênico. Compreende, como etapa desta pesquisa, o estágio de doutorado-sanduíche realizado nos Estados Unidos, cujas experiências contribuíram para aprofundar os conhecimentos em educação infantil e as relações entre teatro, educação e infância. A opção metodológica para este estudo foi uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo as crianças como sujeitos criadores da pesquisa. Os procedimentos metodológicos escolhidos foram: levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. A partir de um levantamento bibliográfico, ficou delimitado que a pesquisa teria o seguinte aporte teórico: Lev Vygotsky, Manuel Jacinto Sarmento, Peter Slade, Gaston Bachelard, John Dewey, Walter Benjamin, Harold Bloom, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Gilka Girardello, Luciana Hartmann, Loris Malaguzzi e Adriana Klisys.
Abstract: This research aims to insert theatre in childhood education through storytelling having William Shakespeare’s The Tempest as the piece to think the space as an opportunity for experience in a scenic and audio environment. Childhood education as the first step of basic education is a moment of changes and discoveries for small children. As learning for small children is based on ludic experiences and playing – two issues in the theatre – the research aims to test storytelling as part of theatre in our times. Therefore, the research points out aspects of theatre and performance that permeate storytelling and present a proposal of theatre for small children. Childhood education approaches children from zero to five years of age and this research focused specifically on children from three to five years of age and on three axes: theatre with children, storytelling and scenic space. The method for this study is a qualitative and descriptive research focused on children as the primary subjects of a research. Methodology included literature review, documental analysis, and fieldwork. Theoretical background include Lev Vygotsky, Manuel Jacinto Sarmento, Peter Slade, Gaston Bachelard, John Dewey, Walter Benjamin, Harold Bloom, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Gilka Girardello, Luciana Hartmann, Loris Malaguzzi and Adriana Klisys.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Artes cênicas - ensino e aprendizagem
Theatre - Study and teaching
Shakespeare, William, 1564-1616
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Artes Cênicas
Citação: JANIASKI, Flávia. Colocando um novo ponto em cada conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2389
Data do documento: 24-Jul-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFBA - FlaviaJaniaskiVale.pdf6,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.