Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2439
Tipo: Livro
Título: Planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais: o REUNI em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Magalhães, Ana Maria da Silva
Resumo: Este livro apresenta a análise das propostas formuladas para a reestruturação e expansão das universidades federais de Mato Grosso do Sul no contexto do Programa REUNI. Nele, Magalhães apresenta uma pesquisa documental, uma análise estatística e, subsidiariamente, uma entrevista como elementos que permitem observar que, apesar do desenho estabelecido pelas “Diretrizes Gerais” do REUNI para a elaboração dos planos, cada instituição incorporou suas dimensões de maneira específica, focalizando em suas próprias metas e estratégias. Desse modo, a pesquisa apresentada nesta obra aponta alguns aspectos congruentes e outros distintos com relação à concepção de reestruturação e de expansão disposta pelas diretrizes do REUNI. A autora expõe as justificativas de adoção do REUNI constantes nos planos institucionais elaborados pelas universidades e observa, na base de sua formulação, a presença dos ideais de expansão, qualidade e equidade referentes à diretriz da “educação para todos e por toda a vida” pertencente ao contexto brasileiro desde os anos 1990. Em síntese, a obra traz o entendimento das instituições acerca do REUNI como alternativa para viabilizar a expansão da educação superior diante da demanda crescente por ensino público e gratuito no Brasil.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Educação superior (Mato Grosso do Sul)
Higher education (Mato Grosso do Sul, Brazil)
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: MAGALHÃES, Ana Maria da Silva . Planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais: o REUNI em Mato Grosso do Sul. Dourados, MS: Editora UFGD, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2439
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planos-de-reestruturacao-e-expansao-das-universidades-federais-o-reuni-em-mato-grosso-do-sul.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.