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Tipo: Tese
Título: Horizontes compreensivos da constituição do ser professor de química no espaço da prática como componente curricular
Autor(es): Calixto, Vivian dos Santos
Primeiro Orientador: Kiouranis, Neide Maria Michellan
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vieira, Rui Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Galiazzi, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee3: Corazza, Maria Júlia
metadata.dc.contributor.referee4: Silveira, Marcelo Pimentel da
Resumo: Nas últimas décadas vivenciamos um cenário, no contexto brasileiro, em que a emergência de documentos normativos, com foco na formação de professores, tem sido constante. Em sua maioria, esses têm intensificado discussões acerca da indissociabilidade entre teoria e prática, além de se constituírem por um exercício de ampliação do espectro de compreensão da dimensão prática na ação docente. Com a determinação do Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2002, de que os cursos de formação de professores deveriam conter um mínimo de 400h de Prática como Componente Curricular (PCC), surge a problemática de como implementar esse espaço nas matrizes curriculares. Diante dessa conjectura nossa investigação tenciona compreender o processo de constituição do ser professor de Química por meio do desenvolvimento de ações que objetivavam a construção de uma crítica fundamentada ao ensino por transmissão no espaço de componentes curriculares com carga horária integral de PCC. Nesse ínterim, os licenciandos, matriculados nos componentes foco deste estudo, foram desafiados a elaborar propostas que intencionavam, explicitamente, o desenvolvimento do pensamento crítico. De natureza qualitativa, nossa pesquisa se organiza em duas dimensões: a primeira centrada na análise documental e a segunda correlata ao acompanhamento das ações realizadas ao longo de três componentes curriculares, ministrados pela pesquisadora, com carga horária integral de PCC, momento no qual desenvolvemos um estudo de caso. O material empírico referente a primeira dimensão constituiu-se por Projetos Pedagógicos de Curso e Planos de Ensino, analisados a partir dos pressupostos da análise documental, tendo como intencionalidade investigar a configuração da PCC nos cursos de Química da instituição onde a pesquisa foi concretizada. A segunda dimensão englobou a análise, a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, de materiais avaliativos produzidos pelos licenciandos ao longo dos três componentes curriculares, destes podemos citar: portfólios, planos de aula e sequências didáticas. A produção de um diário de pesquisa, por parte da pesquisadora, também pertenceu ao conjunto de materiais que subsidiaram o processo de análise. Como compreensões emergentes, podemos mencionar a potencialidade de espaços como os promovidos pela PCC na valorização de cursos com maior identidade, no reconhecimento dos saberes de interface, no rompimento para com modelos centrados na racionalidade técnica, na intensificação da indissociabilidade entre teoria e prática e do isomorfismo entre a formação ofertada nos cursos e a exigida nos documentos normativos. Assim como a relevância do desenvolvimento de ações, com foco na elaboração de estratégias didáticas a partir do conceito do pensamento crítico, como elemento problematizador de compreensões relativas ao ser professor, sobre questões correlatas ao ensino e aprendizagem, planejamento, articulação teoria e prática, na complexificação do entendimento da dimensão prática na ação docente e no desenvolvimento de uma crítica fundamentada ao ensino por transmissão.
Abstract: In the last decades, we have experienced a scenario in the Brazilian context where the emergence of normative documents, focusing on teacher education, has been constant. Most of these have intensified discussions about the inseparability between theory and practice, besides being constituted by are constituted by an exercise in broadening the spectrum of understanding of the practical dimension in the teaching action. With the determination of the National Council of Education (CNE) in 2002 that teacher training courses should contain a minimum of 400 hours of Practice as a Curricular Component (PCC), the problem arises of how to implement this space in the curricular matrices. In view of this conjecture our research intends to understand the process of constitution of being a professor of Chemistry by means of the development of actions that objectified the construction of a criticism based on the teaching by transmission in the space of curricular components with full time load of PCC. In the meantime, the licenciandos, enrolled in the focus components of this study, were challenged to elaborate proposals that explicitly intended the development of critical thinking. In a qualitative way, our research is organized in two dimensions: the first is focused on documentary analysis and the second is related to the follow-up of the actions carried out along three curricular components, given by the researcher, with a full-time PCC, where we developed a study of case. The empirical material referring to the first dimension consisted of Pedagogical Projects of Course and Teaching Plans, analyzed from the assumptions of the documentary analysis, having as intentionality to investigate the configuration of the PCC in the courses of Chemistry of the institution where the research was carried out. The second dimension included the analysis, from the assumptions of the Discursive Textual Analysis, of evaluation materials produced by the licenciandos throughout the three curricular components, of which we can mention: portfolios, lesson plans and didactic sequences. The production of a research diary by the researcher also belonged to the set of materials that subsidized the analysis process. As emergent understandings we can mention the potentiality of spaces such as those promoted by the PCC in the valuation of courses with greater identity, in the recognition of interface knowledge, in breaking away from models centred on technical rationality, in the intensification of the inseparability between theory and practice and of isomorphism between the training offered in the courses and that required in the normative documents. As well as the relevance of the development of actions, focusing on the elaboration of didactic strategies based on the concept of critical thinking, as a problematizing element of understandings about being a teacher, on issues related to teaching and learning, planning, articulation theory and practice, complexity of the understanding of the practical dimension in the teaching action and in the development of a substantiated criticism to the teaching by means of transmission.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Estágio curricular
Supervisory training
Química - ensino e aprendizagem
Chemistry - Study and teaching
Currículo
Curriculum
Pensamento crítico
Critical thinking
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Citação: CALIXTO, Vivian dos Santos. Horizontes compreensivos da constituição do ser professor de química no espaço da prática como componente curricular. 2019. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2452
Data do documento: 18-Jun-2019
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