Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2489
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Empreendedorismo e a inovação como mecanismo propulsor nas disciplinas das universidades de ensino
Autor(es): Oliveira, Letícia Alves
Primeiro Orientador: Silva, Luan Carlos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Facó, Renata Tilemann
metadata.dc.contributor.referee2: Riedo, Ijean Gomes
Resumo: As organizações estão passando por um intenso processo de transformação e para permanecer no mercado é preciso elevar o nível de competitividade dessas empresas, sendo necessária a adoção de estratégias que estimulem a inovação. O presente estudo procurou analisar a percepção dos alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que cursaram a disciplina de Empreendedorismo e Inovação, sobre o método Design Thinking. A pesquisa possui caráter qualitativo e os dados foram coletados através de questionário aplicado aos alunos do curso de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia da Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental e Sistemas de Informação que cursaram a disciplina no período de 2017 a 2019. O referencial teórico versou o Design Thinking, Empreendedorismo e Inovação e o Gerenciamento Ágil de Projetos. Entre os resultados da pesquisa nota-se que alguns alunos já conheciam o Design Thinking antes de cursar a disciplina, devido a necessidade de utilizar um método ágil no gerenciamento de projetos, principalmente os alunos da área de tecnologia que utilizam métodos ágeis no desenvolvimento de softwares. A maioria dos alunos reconheceu a possibilidade de obtenção de ideias criativas e inovadoras através do método. Por meio da pesquisa, é possível concluir que a disciplina de Empreendedorismo e Inovação auxilia na formação de um perfil empreendedor dos alunos, através da aprendizagem do Design Thinking e que os acadêmicos percebem os benefícios da aprendizagem do método para obter sucesso em suas carreiras profissionais, no gerenciamento de projetos e na estruturação de um negócio.
Abstract: Organizations are undergoing an intense process of transformation and to remain in the market it is necessary to raise the level of competitiveness of these companies, requiring the adoption of strategies that stimulate innovation. This study aimed to analyze the perception of the students of the Federal University of Grande Dourados (UFGD), who attended the course of Entrepreneurship and Innovation, about the Design Thinking method. The research has a qualitative character and the data were collected through a questionnaire applied to the students of Business Administration, Accounting, Computer Engineering, Energy Engineering, Production Engineering, Environmental Management and Information Systems who attended the course in 2017 to 2019. The theoretical framework dealt with Design Thinking, Entrepreneurship and Innovation and Agile Project Management. Among the survey results, note that some students already know Design Thinking before taking a course, due to the need to use a project management method, especially technology students who use software development methods. Most students recognized the possibility of obtaining creative and innovative ideas through the method. Through research, it is possible to conclude that the discipline of Entrepreneurship and Innovation helps in forming an entrepreneurial profile of students through learning Design Thinking and that academics realize the benefits of learning the method to succeed in their professional careers, in project management and structuring a business.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Entrepreneurship
Inovação
Innovation
Gestão de projetos
Project management
Design thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: OLIVEIRA, Letícia Alves. O Empreendedorismo e a inovação como mecanismo propulsor nas disciplinas das universidades de ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2489
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeticiaAlvesOliveira.pdf679,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.