Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2736
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Investimento brasileiro direto no Paraguai: a instalação de empresas brasileiras no Paraguai, um estudo sobre o Regime Maquila
Autor(es): Cristaldo, Rafael Deboleto Rodriguez
Primeiro Orientador: Galhera, Katiuscia Moreno
Resumo: O objeto principal deste trabalho é identificar a eficácia da adoção do Regime Maquila pelo Paraguai como forma de combater o desemprego e desenvolver o setor industrial do país, propagada com mais veemência à partir do ano de 2013 pelo governo do então presidente Ho rácio Cartes. Parte-se da hipótese de que o modelo de atração de investimentos pautado pela exagerada isenção tributária e o barateamento do custo da mão de obra não formam uma indus trialização completa e de qualidade para o país, pois a carência de arrecadação de tributos invi abiliza o fortalecimento da infraestrutura e outros elementos importantes para o setor industrial, à medida que os postos de trabalho criados por esse sistema não são pensados para gerar um resultado qualitativo, mas quantitativo. Primeiramente este trabalho irá identificar as principais características do cenário paraguaio de atração de investimentos externos que estão fazendo com que empresas da região, principalmente brasileiras, estejam sendo atraídas para realizar investimentos diretos especialmente à partir do ano de 2013. Finalmente, dedica-se a descobrir a veracidade de uma possível ameaça da Lei de Maquila no Paraguai para a economia brasileira, por supostamente causar a migração de empresas brasileiras para o território paraguaio. Para esta questão, parte-se da hipótese de que apesar de um grande alarme nos meios de comunicação brasileiros, a migração de empresas brasileiras é em certa medida verdadeira, mas insignificante em termos proporcionais para ferir a economia do Brasil. Além do mais, acredita-se que a ale gação de que o fechamento de empresas brasileiras para a reabertura em território paraguaio não seja propriamente ocasionada pelo regime maquila. De forma geral, conclui-se que o re gime maquila gera um número considerável de postos de trabalho, contribuindo para o enfren tamento do elevado desemprego vivido pelo Paraguai. Entretanto, não é eficiente quando pen sado como a principal solução para o desenvolvimento da indústria do país, pois seus resultados são extremamente menores do que os propagados pelo governo. Este trabalho também chegou à conclusão de que o regime maquila não representa uma ameaça para a economia brasileira.
Palavras-chave: Paraguai
Paraguay
Desenvolvimento econômico
Economic development
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: CRISTALDO, Rafael Deboleto Rodriguez. Investimento brasileiro direto no Paraguai: a instalação de empresas brasileiras no Paraguai, um estudo sobre o Regime Maquila. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2736
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelDeboletoRodriguezCristaldo.pdf498,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.