Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2943
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controle biotecnológico, químico e biológico das pragas iniciais Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) e Dichelops melacanthus (Dallas, 1851) da cultura do milho (Zea mays L.)
Autor(es): Barbosa, Sabrina Beltramin
Dalto, Weslei Diniz
Primeiro Orientador: Degrande, Paulo Eduardo
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Marcos Gino
metadata.dc.contributor.referee2: Kassab, Samir Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Gauer, Evandro
Resumo: A Spodoptera frugiperda é praga-chave da cultura do milho no Brasil. Por sua vez, genótipos de milho que expressam proteínas tóxicas, inseticidas sistêmicos de efeito residual utilizados em tratamento de sementes e microrganismos entomopatogênicos são utilizados no controle deste inseto. Objetivando avaliar os efeitos de diferentes técnicas de controle e suas interações, este experimento foi conduzido a campo para avaliar os efeitos da interação de milho Bt, com controle biológico e controle químico, visando identificar o método que apresenta melhor eficácia de controle da lagarta-do-cartucho-do-milho. O delineamento experimental adotado foi um fatorial (2x2x2) com oito tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram: 1) Milho Bt com tratamento de sementes e controle biológico; 2) Milho Bt com tratamento de sementes e sem controle biológico; 3) Milho Bt sem tratamento de sementes e com controle biológico; 4) Milho Bt sem tratamento de sementes e sem controle biológico; 5) Milho não-Bt com tratamento de sementes e com controle biológico; 6) Milho não-Bt com tratamento de sementes e sem controle biológico; 7) Milho não-Bt sem tratamento de sementes e com controle biológico; 8) Milho não-Bt sem tratamento de sementes e sem controle biológico. Avaliou-se a velocidade de emergência das plantas, o estande, a altura de plantas, os ataques de Dichelops melacanthus e Spodoptera frugiperda e os danos causados por estes insetos de acordo com as escalas de Bianco e Davis, respectivamente. Os resultados indicaram a eficiência de controle da S. frugiperda no híbrido de milho (Bt) Status ® Viptera 3 TL/TG, sem a necessidade de aplicação de inseticida químico e biológico. A dose de 13,8 mL/ 100kg de sementes não obteve controle satisfatório para D. melacanthus.
Palavras-chave: Controle biológico
Biological control
Combate às pragas
Pest control
Spodoptera frugiperda
Dichelops melacanthus
Zea mays
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: BARBOSA, Sabrina Beltramin; DALTO, Weslei Diniz. Controle biotecnológico, químico e biológico das pragas iniciais Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) e Dichelops melacanthus (Dallas, 1851) da cultura do milho (Zea mays L.). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2943
Data do documento: 31-Jan-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SabrinaBeltraminBarbosa - WesleiDinizDalto.pdf589,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.