Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2979
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Criação de frango em sistema semi intensivo como fonte de renda no assentamento cabeceira do Rio Iguatemi – Paranhos – MS
Autor(es): Silva, Taís Machado
Primeiro Orientador: Oliveira, Euclides Reuter de
metadata.dc.contributor.referee1: Gabriel, Andréa Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Ventura, Arlene Sobrinho
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho descrever a criação de frangos criados em sistema semi-intensivo nos assentamentos, atendidos por ações de extensão, patrocinados pela Pro-reitoria de Extensão - PROEX da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, através do incentivo à adoção de práticas tecnológicas e adequação na produção agroecológica.Neste trabalho foi observado o sistema de criação semi-intensivo de frangos, praticadas em uma unidade demonstrativa, que se caracterizam pela sua forma de exploração semi-intensiva, na qual existem instalações, bem como, a adoção de práticas de manejo que contemplem eficientemente os aspectos nutricionais e sanitários e, desta forma, melhorar o processo de criação e produção de frangos com maior valor agregado, possibilitando renda familiar efetiva aos assentados.A ação foi executada no Assentamento Cabeceira do Rio Iguatemi, localizado no município de Paranhos, latitude 23º53'34"sul, longitude 55º25'52"oeste e altitude de 429m, e que apresenta relevo suavemente ondulado, solos com ampla ocorrência de Argissolos.Os beneficiados foram compostos por 08 famílias assentadas, denominados de grupo, com baixa renda e necessitadas de alternativas produtivas, capacitação técnica e organização associativa. Ao longo do projeto foram realizadas reuniões participativas com os assentados quando foram apresentados as dificuldade atual na comercialização dos frangos.. Desta forma a avicultura mostrou-se numa alternativa viável para o pequeno produtor rural.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Family farming
Avicultura
Aviculture
Desenvolvimento rural
Rural development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SILVA, Taís Machado. Criação de frango em sistema semi intensivo como fonte de renda no assentamento cabeceira do Rio Iguatemi – Paranhos – MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2979
Data do documento: 20-Jan-2018
Aparece nas coleções:Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaisMachadoSilva.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.