Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3154
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fungicidas no stay green em híbridos de milho
Autor(es): Morato, Everton de Souza
Flores, Tiago Vacaro
Primeiro Orientador: Bacchi, Lilian Maria Arruda
metadata.dc.contributor.referee1: Pontim, Bruno Cezar Álvaro
metadata.dc.contributor.referee2: Gavassoni, Walber Luiz
Resumo: Na cultura do milho (Zea mays), o caráter stay green (SG) ou senescência retardada refere-se à manutenção da coloração verde das plantas mesmo após o enchimento dos grãos. Este caráter está associado ao aumento da produtividade, à resistência à seca e acamamento e quebramento de plantas. O objetivo do trabalho foi testar a eficiência de três fungicidas utilizados no controle de doenças em plantas de milho, no caráter stay green, pois além do seu controle indicado para a doença, têm um de seus ingredientes ativos com possível atuação sobre essa característica. Os produtos usados foram o Aproach Prima®, Elatus® e Orkestra® com suas respectivas estrobilurinas: picoxistrobina, azoxistrobina e piraclostrobina, em um hibrido com a característica stay green (AG 9010) destacada pela empresa e o outro hibrido (BG 7432) sem referência a esta característica. O experimento foi conduzido, em campo, na Fazenda Experimental da UFGD, sob o delineamento em blocos casualizados, com fatorial 2x4 (dois híbridos x quatro tratamentos) e quatro repetições. Após o desenvolvimento das plantas, foram efetuadas duas aplicações dos produtos, de acordo com o estádio de desenvolvimento das mesmas, seguindo pelas avaliações de doença da mancha branca e a avaliação de stay green. Após a colheita, análises adicionais foram realizadas para massa de mil grãos, umidade e massa da parcela. Não houve diferença significativa para severidade de mancha branca, massa de mil grãos e produtividade, porém, houve uma diferença entre as duas análises de stay green em relação aos híbridos AG 9010 e BG 7432. Para o híbrido BG 7432, a estrobilurina picoxistrobina resultou em maior porcentagem de parcelas com plantas com característica stay green em relação aos outros tratamentos.
Palavras-chave: Zea mays
Luta química
Chemical control
Estrobilurina
Strobilurin
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: MORATO, Everton de Souza; FLORES, Tiago Vacaro. Fungicidas no stay green em híbridos de milho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3154
Data do documento: 22-Ago-2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvertondeSouzaMorato - TiagoVacaroFlores.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.