Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3220
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Determinação do potencial inseticida de espécies do genêro Campomanesia sobre Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae)
Autor(es): Souza, Silvana Aparecida de
Primeiro Orientador: Mussury, Rosilda Mara
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Couto, Irys Fernanda Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Silvia Cristina Heredia
Resumo: Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae) é um inseto-praga responsável por grandes danos na cultura das brássicas. Por apresentar resistência a um grande número de inseticidas sintéticos e por estes agredirem severamente o meio ambiente, o desenvolvimento de métodos alternativos se faz necessário para minimizar as aplicações de inseticidas sintéticos e diminuir os danos dessa praga. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos dos extratos aquosos de Campomanesia adamantium, C. guazumifolia e C. xanthocarpa sobre o ciclo de vida da P. xylostella. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Interação Inseto-Planta (LIIP) da UFGD. Os extratos aquosos foram preparados a partir de 10 g da matéria vegetal para 100 mL de água destilada, com concentração de 10g/mL, e posteriormente aplicada em discos de couve e foram alimentadas até que as lagartas atingissem o estágio de pupa. As avaliações foram realizadas diariamente e os discos substituídos a cada 24 horas. O experimento foi constituído por 10 repetições, sendo cada repetição composta por 5 subamostras. Os extratos foram aplicados em amostras de couve de 4cm2 e oferecidos as larvas até que completasse o ciclo completo de crescimento e desenvolvimento. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey O extrato de C. xanthocarpa, apresentou a aumento da fase larval, redução da biomassa pupal, e posteriormente, redução na fecundidade, o extrato de C. adamantium apresentou redução na duração larval, redução da biomassa pupal, reduziu a longevidade de machos e reduziu a fecundidade e por fim o extrato de C. guazumifolia reduziu a fase larval, reduziu a longevidade de machos, e reduziu a fecundidade. Dessa forma, os extratos das espécies de Campomanesia se mostraram efetivos na redução e controle da fecundidade de P. xylostella e consequentemente comprometendo as futuras gerações de P. xylostella.
Palavras-chave: Biopesticida
Biopesticides
Myrtaceae
Plutella xylostella
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SOUZA, Silvana Aparecida de.Determinação do potencial inseticida de espécies do genêro Campomanesia sobre Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae) . 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3220
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilvanaAparecidadedeSouza.pdf667,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.