Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3229
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Política ambiental em universidades federais brasileiras: uma análise da Universidade Federal da Grande Dourados
Autor(es): Gonçales, João Vinicius de Sá
Grando, Willian Rotermel
Primeiro Orientador: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Cláudio Arcanjo de
metadata.dc.contributor.referee2: Ceccon, Simone
Resumo: A política ambiental é uma importante instrumento de planejamento ambiental das organizações e instituições, auxiliando na criação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O cenário de Política Ambiental em Universidades Federais (UF’s) no Brasil acompanha a adesão do Sistema de Gestão Ambiental nas mesmas. Assim, promover um cenário que traga informações a nível nacional sobre a temática política ambiental torna-se um estudo de grande relevância no âmbito da gestão ambiental em UF’s, bem como, determinar se essas políticas estão construídas de acordo com as normas ambientais se são de fácil avaliação. Nessa perspectiva, foi realizada uma avaliação da conformidade da Política Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em relação aos critérios definidos pela ISO 14001, bem como um levantamento de todas as políticas ambientais desenvolvidas nas Universidades Federais do Brasil, com a finalidade de encontrar boas práticas que pudessem contribuir e enriquecer a gestão e planejamento da política ambiental da instituição. Para sua realização utilizou-se o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão E-SIC, para aplicar um questionário online, solicitando informações quanto a existência e processo de criação da política ambiental em todas as universidade brasileiras. Com ele foi possível mapear as políticas, com a finalidade de criar um cenário sobre qual a abrangência desse documento nas Instituições. Dentre as UF’s que participaram do estudo, apenas 5 (cinco) delas possuem a Política Ambiental, demonstrando a falta de conhecimento das Universidades sobre essa importante instrumento de Gestão ambiental. Na análise da política da UFGD, constatou-se que a mesma está em conformidade com os critérios da Norma ISO 14001, porém necessita de revisão.
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Environmental Management
Universidades públicas
Política ambiental
Environmental policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: GONÇALES, João Vinicius de Sá; GRANDO, Willian Rotermel. Política ambiental em universidades federais brasileiras: uma análise da Universidade Federal da Grande Dourados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3229
Data do documento: 1-Set-2017
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoViniciusdeSaGoncales - WillianRotermelGrando.pdf709,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.