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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre a motricidade dos indígenas e dos bandeirantes
Autor(es): Farias, Nageane Jorge
Primeiro Orientador: Vinha, Marina
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco Neto, Manuel
metadata.dc.contributor.referee2: Iwamoto, Vivian
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as reflexões acerca da motricidade dos indígenas e dos bandeirantes no Brasil colonial, presente na bibliografia e em um livro didático de História, publicado em 2015. A pesquisa é do tipo bibliográfica e a metodologia seguiu os seguintes passos: a) seleção da literatura de apoio; b) seleção de um livro didático em uso nas escolas públicas e do capítulo voltado para o tema em estudo; c) fichamento do material estudado; e''d) escrita do texto. O referencial teórico foi pautado nos estudos acerca da motricidade indígena e bandeirante, vindos de Pacheco Neto (2008), nas abordagens sobre as caminhadas, em Holanda (1976); e em elementos descritos por Gallahue e Ozmun (2005). Nas considerações finais foi apontado o esforço físico na realização das caminhadas e a ausência de informações reflexivas no livro didático de História do 8° ano do Ensino Fundamental, adotado pela rede estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Abstract: The present work has the objective of analyzing the reflections about the motricity of the indians and the bandeirantes in colonial Brazil, present in the bibliographie and in a didactic book of History, published in 2015. The research is of the bibliographic type and the methodology followed the following steps: a) selection of supporting literature; b) selection of a textbook in use in public schools and the chapter on the theme under study; c) registration of the studied material; and d) writing the text. The theoretical reference was based on the studies about the indigenous and bandeirante motricity, coming from Pacheco Neto (2008), in the approaches on the walks; in holland (1976); and contextual elements described by Gallahue and Ozmun (2005). In the final considerations, it was pointed out the physical effort in the accomplishment of the walks and the absence of reflective information in the didactic book of History of the 8th year of Basic Education, adopted by the state network of Education of Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Livro didático
Textbooks
Brasil - História
Brazil - History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: FARIAS, Nageane Jorge. Reflexões sobre a motricidade dos indígenas e dos bandeirantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3259
Data do documento: 23-Mar-2017
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