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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Inserção de Brasil e Estados Unidos no mercado mundial de games: uma reflexão acerca da relação entre economia criativa, sociedade informacional e estado empreendedor
Autor(es): Brito, Julia Nabel de Moura
Primeiro Orientador: Moreira Junior, Hermes
Resumo: O estudo desenvolvido nessa monografia teve como objetivo relatar um pouco sobre a história do mercado mundial de games, com foco no Brasil e apresentar dados que indicam a lucratividade desse tipo de mercado. Buscou primeiramente introduzir com a teoria da transformação do industrialismo para o informacionalismo, procurando mostrar as mudanças que ocorreram no cenário internacional ao longo do tempo, chegando nos dias atuais e na mais nova forma de economia, a criativa. Após uma revisão histórica e apresentação de dados do mercado de games, principalmente dos Estados Unidos, chega-se ao mercado nacional, no qual seguiu-se o mesmo padrão de estudo. Cita-se a questão do Estado como ator empreendedor que tem como função apoiar e investir no mercado e em inovações. Por fim, resulta-se que este setor da Economia Criativa é muito importante para a economia mundial e mantém um alto índice de crescimento, porém, no caso do Brasil, precisa-se de mais incentivos para melhorar e internacionalizar seu mercado de games.
Abstract: The paper aimed to tell a little about the history of the world market game, focusing on Brazil, and present data indicating the profitability of this type of market. First, it introduced the transformation of the industrialism to the informationalism theory, trying to show the changes that occurred in the international scene over time, reaching to the newest form of economy, the Creative Form. After a historical review and presentation of the gaming market data, mainly from the United States, it arrives at the national market, which follows the same pattern of study. It is mentioned the question about the state as entrepreneur actor whose function is to support and invest in the market and in innovation. Finally, it results that this sector of the Creative Economy is very important for the world economy and maintains a high growth rate, however, in the case of Brazil, it needs more incentives to improve and internationalize its gaming market.
Palavras-chave: Mercado de games
Game industry
Economia
Economy
Inovação
Innovation
Incentivo fiscal
Tax incentives
Brasil
Brazil
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: BRITO, Julia Nabel de Moura. A Inserção de Brasil e Estados Unidos no mercado mundial de games: uma reflexão acerca da relação entre economia criativa, sociedade informacional e estado empreendedor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3270
Data do documento: 14-Out-2016
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