Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3344
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do perfil socioeconômico do consumidor de carne e a sua percepção quanto a segurança do alimento
Autor(es): Cabreira, Adenilson Rodrigo Nascimento
Primeiro Orientador: Borges, João Augusto Rossi
Resumo: A alimentação é uma das necessidades básicas do humano, e na sociedade brasileira o consumo de carnes ganha grande destaque, pois os brasileiros destinam substancial parte da sua renda a compra deste item. Esse trabalho utilizou uma pesquisa survey para investigar o perfil socioeconômico dos consumidores de carne da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul e suas percepções sobre a qualidade e segurança alimentar da carne. Os resultados demonstram quais os fatores levam os consumidores a comprar carnes, bem como seus níveis de confiança que o produto consumido se adequa as exigências de qualidade e segurança. Dentre os principais resultados, destaca-se que o selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF) é considerado pelos consumidores uma garantia de que o alimento está protegido dos malefícios oriundos da produção precária em termos sanitários. Além disso, identificou-se nesse trabalho que fatores relacionados a higiene são os grandes responsáveis pela escolha do estabelecimento de compra (supermercado) pelo consumidor de produtos cárneos. Esses fatores parecem ser inclusive mais importantes que o preço, demonstrando claramente a preocupação dos consumidores com a segurança alimentar.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Qualidade da carne
Meat quality
Segurança alimentar
Food - Safety measures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CABREIRA, Adenilson Rodrigo Nascimento. Análise do perfil socioeconômico do consumidor de carne e a sua percepção quanto a segurança do alimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3344
Data do documento: Abr-2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdenilsonRodrigoNascimentoCabreira.pdf515,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.