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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores influenciadores na escolha de lojas virtuais de materiais esportivos: um estudo entre os consumidores universitários de Dourados - MS
Autor(es): Sordi, Gustavo Fraile
Primeiro Orientador: Casarotto, Eduardo Luis
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Dutra, Fábio Mascarenhas
Resumo: O mercado atual do comércio eletrônico está em constante expansão. Na tentativa de se destacar em relação aos concorrentes, é importante para as organizações inseridas neste contexto conhecer as características e o comportamento do seu público alvo para buscar satisfazer seus desejos e necessidades. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais são os principais fatores envolvidos na escolha de lojas virtuais pelos consumidores universitários douradenses. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão teórica acerca do comportamento do consumidor, processo de tomada de decisão de compra, fatores influenciadores na tomada de decisão e uma contextualização do que é o e-commerce, suas características, números atuais de mercado e as práticas de marketing utilizadas para atendê-lo. Em seguida foi feita uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo junto a uma amostra não probabilística, por conveniência, da população-alvo de consumidores universitários da cidade de Dourados – MS. Os resultados indicaram vários fatores que podem exercer influência na escolha desse consumidor. Também foi possível na pesquisa caracterizar o perfil do consumidor, contrastar os resultados entre os respondentes do público masculino e do público feminino e indicar possíveis evidências do que aparentemente é determinante na decisão de compra desses consumidores.
Abstract: The current market of e-commerce is in constantly expanding. In attempt to stand out against competitors, it is important for the organizations inserted in this context to know the target audience's characteristics and behavior to seek the satisfaction of their wants and needs. This study aimed to identify what are the main factors involved in choosing online stores by the “douradenses” consumers. First was carried out a theoretical review about consumer behavior, process of purchase decision making, influencer factors in decision making and a contextualizing of what is e-commerce, its characteristics, current market numbers and the marketing practices used to serve it. Then it was made a descriptive study of quantitative character with a non-probabilistic sample, for convenience, of target population of college consumers of Dourados - MS city. The results indicated several factors that can influence the consumer choice. It was also possible by the research the characterization of consumer profile, contrast the results among male and female respondents and indicate possible evidences of what is apparently decisive in the purchasing decisions of these consumers.
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Electronic commerce
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SORDI, Gustavo Fraile. Fatores influenciadores na escolha de lojas virtuais de materiais esportivos: um estudo entre os consumidores universitários de Dourados - MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3352
Data do documento: 2016
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