Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3365
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão democrática e a participação representativa dos discentes no conselho universitário de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Souza, Walney Higor Reginaldo
Primeiro Orientador: Novaes, Amilton Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Dutra, Fábio Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, José Jair Soares
Resumo: O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar a participação dos discentes na gestão e nas tomadas de decisões no Conselho Universitário (COUNI), instância decisória acadêmico/administrativa, da Universidade Pública em questão, a partir de análise documental que comprova e descreve tal atividade, e também demonstrar, se os espaços assegurados nas normas e leis estão de fato sendo ocupados e aproveitados pelos discentes no interior da Instituição. Os procedimentos metodológicos seguidos nesse estudo foram ancorados na proposta de pesquisa documental a partir da análise de documentos considerados importantes para o embasamento do estudo (como atas de reuniões, por exemplo). O trabalho apresenta-se em três capítulos com vistas a tecer contribuições para a questão norteadora objeto dessa pesquisa, qual seja descrever e analisar se existe de fato a participação efetiva dos discentes, na gestão acadêmico/administrativa conforme apregoam os documentos normativos fundamentados nos princípios de gestão democrática, constantes na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Regimentos e demais normas da instituição estudada. Deste modo, tem-se como resultado da pesquisa que a participação da comunidade discente na gestão acadêmico/administrativa da universidade no período estudado, ficou abaixo do ideal, uma vez que apenas cerca de um terço dos lugares destinados aos representantes discentes foram ocupados nas reuniões do colegiado.
Abstract: The aim of this study was to describe and analyze the participation of students in management and decision making in the University Council (COUNI), academic / administrative decision- making body, the Public University in question, from document analysis that shows and describes such activity, and also demonstrate the spaces provided in the rules and laws are actually being occupied and utilized by students within the institution. The methodological procedures followed in this study were anchored in the draft document research based on the analysis of documents considered important for the study of the basement (like meeting minutes, for example). The work is presented in three chapters in order to weave contributions to the guiding question object of this research, which is to describe and analyze whether there is in fact the effective participation of students in the academic / administrative management as preach normative documents based on the principles of democratic management, contained in the Federal Constitution, Law of Directives and Bases of National Education (LDB), Regiments and other rules of the institution studied. Thus, it has as a result of research that the participation of the student community in the academic / administrative management of the university in the period studied was less than ideal, since only about a third of the seats allocated to student representatives were busy in meetings the Board.
Palavras-chave: Administração
Administration
Democracia - valores
Democratic Values
Democracia participativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SOUZA, Walney Higor Reginaldo. Gestão democrática e a participação representativa dos discentes no conselho universitário de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3365
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalneyHigorReginaldoSouza.pdf729,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.