Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3396
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de viabilidade econômica para a abertura de uma fábrica de gelo em Balneário Camboriú-SC
Autor(es): Carvalho, Patricia Florenciano de
Primeiro Orientador: Noriller, Rafael Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Soprane, Glenda de Almeida
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma pesquisa de viabilidade para a abertura de uma fábrica de gelo na cidade de Balneário Camboriú - SC. Para tanto foi realizado um estudo de caso a partir da análise dos aspectos estruturais básicos para a instalação da empresa, além de um conhecimento mais profundo das variáveis externas como a concorrência, economia, demografia, consumidores e leis. A empresa teve como premissa o esforço contínuo em manter a característica de respeito ao consumidor e qualidade do produto, no intuito de fidelizar a clientela. Foram coletadas informações que esclareceram a viabilidade ou não da abertura dessa empresa, incluindo levantamento de custos e despesas, pesquisa em estabelecimentos comerciais que poderão revender o produto, fluxo de clientes e o perfil dos mesmos, juntamente a outras questões. Por meio de projeções financeiras foram coletados dados que permitiram finalizar a pesquisa assertivamente.
Abstract: The present work has as aim to develop a viability research for opening an ice factory in the city of Balneário Camboriú – SC (Santa Catarina State). For that, a case study was realized from the analysis of the basic structural aspects for installing the company, besides a deeper knowledge of the external variables as the competition, economy, demography, consumers and laws. The company had the continuous effort to maintain the characteristic of respecting the consumer and the quality of the product as a premise, aiming to secure the client fidelity. Information that clarifies the viability or not of opening this company was collected, including a survey of the cost and expenses, research on commercial establishments that was able to resell the product, the client flux and their profiles, as well as other questions. By financial projections data that allow finishing the research assertively was collected.
Palavras-chave: Análise de investimento
Investment analysis
Viabilidade econômica
Economic viability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CARVALHO, Patricia Florenciano de. Estudo de viabilidade econômica para a abertura de uma fábrica de gelo em Balneário Camboriú-SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3396
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaFlorencianodeCarvalho.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.