Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3425
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito do parcelamento de nitrogênio no cultivo da cenoura via irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial
Autor(es): Vieira Filho, Paulo Sergio
Oliveira, Rogério Alves de
Primeiro Orientador: Biscaro, Guilherme Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Motomiya, Anamari Viegas de Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Elton Aparecido Siqueira
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do parcelamento de uma única dose de nitrogênio (90 kg N ha-1 ) via água de irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial na cultura da cenoura. O experimento foi conduzido na área experimental de irrigação da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados, no município de Dourados/MS, durante o período de agosto a novembro de 2015. O delineamento experimental empregado foi o de blocos casualizados ao acaso em esquema de parcelas subdivididas. O tratamento principal foi constituído duas formas de irrigação por gotejamento (superficial e subsuperficial), e os tratamentos secundários do parcelamento de uma única dose de nitrogênio (zero, 1, 2, 3, 4, 5 parcelamentos). A primeira aplicação do parcelamento foi realizada 15 dias após emergência (DAE), seguindo a aplicação nos 35, 55, 75 e 95 DAE. A colheita da cenoura foi realizada aos 110 DAE, sendo avaliada massa total, massa da raiz, comprimento total, comprimento da parte aérea, massa da parte aérea, diâmetro da raiz e o diâmetro do ombro. Conclui-se que a resposta da cultura depende do sistema de irrigação e do parcelamento, sendo maior produtividade com parcelamento máximo e gotejamento em superfície.
Palavras-chave: Daucus carota
Irrigação gota-a-gota
Trickle irrigation
Nitrogênio
Nitrogen
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: VIEIRA FILHO, Paulo Sergio; OLIVEIRA, Rogério Alves de. Efeito do parcelamento de nitrogênio no cultivo da cenoura via irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3425
Data do documento: 6-Out-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloSergioVieiraFilho - RogerioAlvesdeOliveira.pdf932,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.