Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3458
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Processo de avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de educação física |
Autor(es): | Prado, Annelize Oliveira do |
Primeiro Orientador: | Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lollo, Pablo Christiano Barboza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Faleiros, Leandro Aparecido |
Resumo: | O artigo objetivou descrever e analisar o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar, a fim de aproximar a noção de avaliação como um processo subsidiário do ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa documental e de campo em uma escola estadual do município de Dourados, por meio de análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e da aplicação de questionários para 197 alunos e 1 professor do ensino médio. Buscou-se verificar como a avaliação da aprendizagem se encontra no PPP, e como vem sendo utilizado pelo professor, a fim de investigar se os conhecimentos e as avaliações realizadas por ele condizem com o que está presente no PPP. Como resultado, verificou-se que o processo de avaliação do ensino-aprendizagem está de acordo com o documento em relação à atribuição de notas, e que o processo de avaliação contempla “inovações” e “retrocessos”. |
Abstract: | The work aimed to describe and analyze the evaluation process of learning on school Physical Education, in order to approach the notion of evaluation as a subsidiary process of the teaching-learning. Was made a documental and field research in a state school of Dourados city with the analyses of Pedagogical Political Project (PPP) and with the application and analyses of questionnaires to 197 students and to 1 high school teacher. Was tried to verify how the learning evaluation is in the PPP and how it has been utilized by the teacher in order to investigate if the knowledge and the evaluation are according to PPP. The results show that the evaluation of teaching-learning process is according with the document, regarding to grades allocation and that the evaluation process includes “innovations” and “setbacks”. |
Palavras-chave: | Educação física - ensino e aprendizagem Physical education - Study and teaching Avaliação educacional Educational assessment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | PRADO, Annelize Oliveira do. O Processo de avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de educação física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3458 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnnelizeOliveiradoPrado.pdf | 443,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.