Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3563
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estimação da equação de rendimentos e caracterização do mercado de trabalho do turismo no Brasil
Autor(es): Pereira, Cristina Horst
Primeiro Orientador: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Jaqueline Severino da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Pedro Rodrigues de
Resumo: A atividade turística surgiu muito antes do Cristianismo e apresenta uma intrínseca relação com a atividade econômica. Enquanto atividade organizada, seu reconhecimento é mais recente, e atualmente o turismo é interpretado como importante alternativa para a criação de oportunidades de trabalho direto e indireto. Em virtude dos impactos econômicos que a atividade desencadeia, surgem questionamentos sobre como se dá a relação do mercado de trabalho do turismo no Brasil, e quais os determinantes de rendimentos para este setor. Para responder a esta problematização, a presente pesquisa visa caracterizar o mercado de trabalho do turismo no Brasil, atendendo aos seguintes objetivos secundários: estimar a equação de rendimentos para o setor do turismo; e comparar os determinantes do rendimento do setor do turismo com os determinantes dos demais setores da economia. Para tanto, foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva e explicativa, que além da caracterização proposta, apresentou os resultados da estimação de uma regressão de salários, que possibilitou a realização de um comparativo entre a pesquisa atual (com dados da PNAD do ano de 2012) e o trabalho realizado por Arbache (2001) para o ano de 1998. Dentre os principais resultados destaca-se o delineamento do perfil dos trabalhadores do turismo; e a expressividade das variáveis: sexo, região, nível de escolaridade e formalização para a determinação dos salários; ressaltando a contribuição do presente estudo para o acompanhamento da evolução do setor turístico brasileiro.
Abstract: The tourism activity is earlier than the Christianism and shows to a intrinsic relationship with economics. Just recognized recently like a organized activity, the tourism is a important alternative to create jobs, directly and indirectly. With your economic impacts, surges some questions about income for this setor. To answer this problem this academic research analyzes the brazilian tourism job market, estimate the earnings equation to tourism sector; compare the determinants of earnings the tourism setor and the determinants from all other the sectors from economy. This work uses descritive and explanative research, shows to the results a salary linear regression with Arbache ́s work (2001) for year 1998. The results shows us the profile of tourism workers and how variables sex, regions and school determines the salary; and contributes to follow the evolution in the brazilian tourism setor.
Palavras-chave: Turismo
Tourism
Análise do impacto econômico
Economic impact analysis
Mercado de trabalho
Labor market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: PEREIRA, Cristina Horst. Estimação da equação de rendimentos e caracterização do mercado de trabalho do turismo no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3563
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristinaHorstPereira.pdf250,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.