Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3677
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da bioatividade inseticida de Annona coriacea, Annona cacans e Annona crassiflora sobre lagartas e pupas de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: noctuidae)
Autor(es): Lucchetta, Jéssica Terilli
Primeiro Orientador: Pereira, Fabricio Fagundes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Alessandra Fequetia
metadata.dc.contributor.referee1: Vargas, Elizangela Leite
Resumo: A utilização de plantas inseticidas apresenta-se como promissora para o controle de insetos, pois pode reduzir o uso de inseticidas sintéticos, amenizando os impactos prejudiciais ao homem e ao ambiente. Pretendeu-se avaliar a atividade inseticida de extratos metanólicos das folhas de anonáceas provenientes do Estado de Mato Grosso do Sul sobre as fases larval e pupal de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). No primeiro experimento, folhas de milho foram submergidas em solução de extratos metanólicos de Annona coreacea ou Annona cacans a 1% e fornecida as lagartas de 2o instar de S. frugiperda em placa de Petri. Folhas de milho foram tratadas apenas com água destilada para comparação. A duração e viabilidade larval e pupal foram avaliadas. No segundo experimento, o extrato de Annona crassiflora foi aplicado (100 μl), utilizando-se micropipeta graduada, na superfície (2,5 cm2 ) da dieta artificial utilizada para alimentação das lagartas que foram individualizadas. Para a testemunha aplicou-se um volume de água destilada equivalente ao do tratamento. Para cada experimento, foram utilizadas 5 repetições, sendo cada uma composta por 10 lagartas, totalizando 50 lagartas por tratamento.O extrato de A. cacans não influenciou a viabilidade e duraçao larval e pupal de S. frugiperda. O extrato de A. coriacea afetou a viabilidade larval e pupal (24,00±11,66%) de S. frugiperda e também prolongou a duração pupal (14,76± 1,32 dias). O extrato de A. crassiflora adicionado a dieta artificial causou 100% de mortalidade das lagartas de S. frugiperda.
Palavras-chave: Insecta
Combate às pragas
Pest control
Biopesticida
Biopesticides
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: LUCCHETTA, Jéssica Terilli. Avaliação da bioatividade inseticida de Annona coriacea, Annona cacans e Annona crassiflora sobre lagartas e pupas de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: noctuidae). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3677
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JessicaTerilliLucchetta.pdf336,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.