Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3679
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Parâmetros biológicos de Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: trichogrammatidae) alimentados com pólen de milho Bt (MON 89034)
Autor(es): Sousa, Maria Freire de
Primeiro Orientador: Fernandes, Marcos Gino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mota, Thiago Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Fabricio Fagundes
Resumo: Os parasitoides de ovos são parte do complexo de inimigos naturais que estão presentes no ambiente, sendo muitos deles utilizados no controle biológico de pragas como as espécies de Trichogramma (Hymenoptera, Trichogrammatidae). Os adultos desses insetos alimentam-se apenas de pólen e néctar que contribui para a melhoria dos aspectos biológicos. Sendo, assim este trabalho teve como principal objetivo avaliar o efeito do pólen de milho transgênico sobre o parasitoide Trichogramma pretiosum Riley, 1879 em ovos do hospedeiro alternativo Anagasta kuehniella (Zeller, 1879) (Lepidoptera, Pyralidae). O estudo foi conduzido em laboratório, sob condições de 25± 1 °C, umidade relativa de 70% e fotofase de 14 horas. Para analisar os efeitos do pólen de milho transgênico, fêmeas recém emergidas de T.pretiosum foram individualizadas em microtubos tipo eppendorf, contendo uma gota de alimento de cada respectivo tratamento testado: pólen de milho Bt (20 mg de pólen dissolvido em solução de mel a 10%), pólen de milho não Bt (20 mg de pólen dissolvido em solução de mel a 10%) e solução de mel a 10% (controle). Entre os resultados encontrados verificaram- se níveis de parasitismo de 26% comprovando que a utilização de pólen de milho transgênico na alimentação do parasitoide não afeta a sua capacidade de parasitismo. Conclui-se, assim, que o pólen do milho Bt não influenciou as características biológicas analisadas do parasitoide.
Palavras-chave: Biossegurança
Biosafety
Parasitoide
Parasitoids
Trichogramma
Planta transgênica
Transgenic plants
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SOUSA, Maria Freire de. Parâmetros biológicos de Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: trichogrammatidae) alimentados com pólen de milho Bt (MON 89034). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3679
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaFreireSouza.pdf434,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.