Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3681
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de biofilme por salmonella em aço e vidro
Autor(es): Tsunada, Max Seiji
Primeiro Orientador: Oliveira, Kelly Mari Pires de
metadata.dc.contributor.referee1: Bonfá, Maricy Raquel Lindenbah
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Fabiana Gomes da Silva
Resumo: A formação de biofilme microbiano sobre superfícies de manipulação de alimentos é encarada como grande desafio pela indústria. Quando aderidos a esses substratos, os micro-organismos possuem alto potencial contaminante o que acarreta em riscos à saúde pública e redução da qualidade dos alimentos. O aço e vidro, materiais amplamente empregados em superfícies de processamento de alimentos, são suscetíveis de serem colonizados por micro-organismos e propiciar contaminação cruzada. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de formação de biofilme por Salmonella spp sobre aço e vidro e discutir a aplicabilidade de duas metodologias amplamente empregadas, adesão em cupons de aço e adesão em tubos de ensaio (vidro), seguido da quantificação da densidade óptica do biofilme após tratamento com cristal violeta. Quarenta e nove isolados foram submetidos a quantificação de biofilme sobre aço através da técnica de adesão em chip, em seguida, o biofilme formado sobre os cupons foi mensurado pela metodologia de contagem padrão em placa. Para a superfície vidro, a adesão foi avaliada pelos testes semi-quantitativo e quantitativo. Os resultados apontam à alta porcentagem de amostras com capacidade de formação de biofilme sobre aço e vidro, 95,9% e 81,6%, respectivamente, com maior prevalência de adesão em aço (P<0, 005). O teste semi-quantitativo e quantitativo de formação de biofilme em vidro apresentaram alto índice de correlação (Teste de Spearman: 87,17%), apesar disso é indicado que os testes sejam aplicados juntos para melhor avaliação do perfil de produção de biofilme dos isolados. Os isolados de Salmonella spp. apresentaram alta capacidade de formação de biofilme, sendo o material aço mais favorável a esse processo. O teste de contagem padrão em placa para aço e teste quantitativo em vidro podem ser considerados mais eficazes devido a menor influência do observador na leitura dos resultados.
Palavras-chave: Produção de alimentos
Food production
Segurança alimentar
Food - Safety measures
Salmonella
Biofilmes
Biofilms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: TSUNADA, Max Seiji. Formação de biofilme por salmonella em aço e vidro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3681
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaxSeijiTsunada.pdf341,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.