Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3682
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espécies vegetais com usos potenciais em duas áreas de cerrado do MS
Autor(es): Medeiros, Natália da Conceição
Primeiro Orientador: Sangalli, Andréia
Resumo: A conservação dos ambientes naturais e o crescimento econômico é o paradigma da atualidade. A falta de técnicas apropriadas para exploração dos recursos tem suprimindo a vegetação restando apenas alguns fragmentos inseridos em uma matriz altamente antropizada. Diante dessa situação, um dos principais desafios na conservação do Cerrado parece ser a necessidade de demonstrar a importância econômica que a biodiversidade desempenha. Portanto o presente estudo objetivou registrar a diversidade de espécies vegetais com potencial econômico/ambiental e analizar a similaridade floristica de dois remanescentes de cerrado da Fazenda Santa Madalena- Dourados, e da Aldeia Amambai, Amambai, MS, destacando as espécies de uso múltiplo. O trabalho foi realizado em duas áreas de Cerrado, nos meses de agosto de 2010 a julho de 2011. O estudo florístico nas duas áreas amostrou 140 espécies de uso potencial.Foram registradas na Fazenda Santa Madalena, 98 espécies, sendo que 57 delas exclusivas dessa área. Na Aldeia Amambai, foram registradas 82 espécies, sendo que dessas, 41 foram constatadas somente nesse espaço. Quanto às famílias mais representativas, constatou-se que Fabaceae, Asteraceae, Myrtaceae, Lauraceae e Apopcynaceae foram as que apresentaram maior representatividade no Cerrado da Fazenda Santa Madalena. Na Aldeia Amambaí, as famílias mais representadas foram Fabaceae, seguida por Asteraceae, Myrtaceae, Lauraceae e Rubiaceae. Quanto ao potencial de uso das espécies, 66,4% como medicinais, 39,3% são recomendadas para programas de recuperação de áreas degradadas, 20,7% são usadas na alimentação, in natura ou em forma de sucos, geléias, sorvetes e doces em geral. O índice de similaridade florística entre as áreas de estudo foi 0,293. O número de espécies registradas confirma o potencial múltiplo desses fragmentos de Cerrado e corrobora para a necessidade urgente de práticas conservacionistas que garantam a manutenção dos fragmentos existentes nessas regiões.
Palavras-chave: Plantas medicinais
Medicinal plants
Preservação ambiental
Environmental protection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: MEDEIROS, Natália da Conceição. Espécies vegetais com usos potenciais em duas áreas de cerrado do MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3682
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NataliaConceicaoMedeiros.pdf328,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.