Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3694
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposição de uma metodologia de implantação do controle estatístico de processo em uma indústria do setor sucroenergético
Autor(es): Zorzatto, Daniel
Primeiro Orientador: Barbosa, Fabio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández Vergara, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Gustavo Souza de
Resumo: O Controle Estatístico de Processo (CEP) é uma metodologia de prevenção de descontinuidade de um processo produtivo em relação a seus padrões específicos, que se baseia em ferramentas da qualidade para assegurar que se poderão prever variâncias significativas, de forma a controlar e/ou eliminar essas variações, promovendo uma excelência operacional as organizações. Baseado nestes conceitos, este estudo propõe a uma indústria do setor sucroenergético no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, uma metodologia de implantação do CEP a seu processo de extração do caldo de cana-de-açúcar para produção do açúcar, etanol e da cogeração de energia elétrica, de forma a garantir o controle de processo prevenindo-o de instabilidades. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Engenharia da Qualidade e seus principais autores, além dos conceitos de Controle Estatístico de Processo e Análise de Capacidade, dando total embasamento teórico a pesquisa presente. Através das ferramentas da qualidade, foi possível propor melhorias ao processo que não se encontrava em regime estatístico, e dar a este, totais condições de produção de itens em conformidade com as especificações, conforme sua capacidade de produção em instância de excelência.
Abstract: The Statistical Process Control (SPC) is a methodology to prevent interruption on a production process in relation to their specific patterns, which is based on quality tools to ensure they can will provide significant variances in order to control and/or eliminate these variations, promoting operational excellence in organizations. Based on these concepts, this study proposes a sugar and ethanol industry in the State of Mato Grosso do Sul, Brazil, a methodology to implement the SPC their process of juice extraction from sugar cane to produce sugar, ethanol and cogeneration of electricity, in order to ensure control of the process preventing him from instabilities. It was performed a literature review on Quality Engineering and it’s principal authors, beyond the concepts of Statistical Process Control and Capability Analysis, giving full theoretical foundation this research. Through the tools of quality, it was possible to propose improvements to the process that was not in a statistical system, and give it, overall conditions of production of items in accordance with the specifications, as it’s production capacity at instance of excellence.
Palavras-chave: Controle de qualidade - método estatístico
Quality control - Statistical methods
Gestão da qualidade
Quality system
Capacidade de análise
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: ZORZATTO, Daniel. Proposição de uma metodologia de implantação do controle estatístico de processo em uma indústria do setor sucroenergético. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3694
Data do documento: 5-Jul-2012
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielZorzatto.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.