Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3698
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Gestão da qualidade na produção em uma usina sucroenergética em Dourados, visando à redução de custos dos insumos industriais
Autor(es): Thomazini, Regiane Maria Estevan
Primeiro Orientador: Medeiros, Eliete
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Oswaldo
Resumo: O aumento da competitividade entre as empresas leva a uma necessidade de otimizar o processo produtivo, muitas vezes baseado na gestão da produção moderna, onde métodos e técnicas ora básicos, ora diferenciados são utilizados para aprimorar produtos, serviços e principalmente processos com necessidades de melhorias. O setor sucroenergético por ser um setor em forte expansão exige que seu processo seja aperfeiçoado para que não existam retrabalhos, desperdícios e prejuízos. O processo de produção de álcool, açúcar e energia demanda alto consumo de insumos químicos no setor industrial, corresponde a trinta por cento dos custos de produção. Nesse processo são observados vários aspectos que possibilitam gerar ganhos consideráveis, principalmente no que tange a produtividade. Partindo da visão do Engenheiro de Produção e com o auxílio de ferramentas como as da qualidade e PDCA, tais melhorias podem ser aplicadas. A aplicação de técnicas de gestão da produção para obter melhorias é o foco deste trabalho. Através de um estudo de caso, serão mapeados os recursos disponíveis, diagnosticados os principais problemas que impactam neste processo e propostas soluções adequadas que são os meios para se atingir a redução.
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Quality system
Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
Controle de custos
Cost control
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: THOMAZINI, Regiane Maria Estevan. A Gestão da qualidade na produção em uma usina sucroenergética em Dourados, visando à redução de custos dos insumos industriais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3698
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RegianeMariaEstevanThomazini.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.