Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3701
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Melhora do aproveitamento de moagem através do ciclo PDCA e ferramentas da qualidade: estudo de caso em uma usina produtora de etanol
Autor(es): Ramires, Rodrigo
Primeiro Orientador: Formigoni, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández Vergara, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Junqueira, Fernando Marques
Resumo: No mundo corporativo, as organizações que possuem gestões eficientes, conquistam mercados e se estabelecem por um longo período de tempo. Empresas que produzem através de processos contínuos e tem mercado garantido para seus produtos, como é o caso da área de combustíveis sustentáveis, não devem perder tempo em sua produção. Pensando nisso este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo o melhoramento do aproveitamento de moagem de uma usina produtora de etanol através da cana-de-açúcar, utilizando a junção das Ferramentas da Qualidade com o Ciclo PDCA. O estudo de caso em questão trata a busca de melhoria dos principais problemas identificados como causadores de um rendimento de aproveitamento de moagem abaixo da meta da empresa em questão. Posteriormente a aplicação dos melhoramentos foi possível realizar uma comparação se o método de análise de falhas é eficiente.
Abstract: In a corporate world, organizations that have efficient management, gain market place and get established for a long time. Companies that produce through continuous process and has guaranteed market for their products, like the sustainable fuels, shouldn't lose time on production. Thinking about it, this monograph aims to improve the milling`s performance of a mill ethanol producer through the sugar cane, using the splice between Quality Tools and PDCA Cycle. This study of case in question looks for improvement to the worst problems identified as the causative of low standard milling company's. After the application of the improvements, it was possible to make a comparison if the failure analysis method is efficient.
Palavras-chave: Ciclo PDCA
PDCA cycle
Gestão da qualidade
Quality system
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: RAMIRES, Rodrigo. Melhora do aproveitamento de moagem através do ciclo PDCA e ferramentas da qualidade: estudo de caso em uma usina produtora de etanol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3701
Data do documento: 6-Jul-2011
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoRamires.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.