Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3706
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Planejamento de marketing: um estudo no comércio agropecuário de Dourados - MS
Autor(es): Pereira, Claudinei dos Santos
Primeiro Orientador: Novaes, Amilton Luiz
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar quais os desafios, dificuldades e estratégias de marketing que as empresas agropecuárias da região de Dourados estão implementando para ampliar sua vantagem competitiva frente à concorrência. Dentre os procedimentos metodológicos são destacados algumas diretrizes para auxiliar as empresas na utilização do planejamento de marketing como, tipos de planejamento, objetivos do marketing, marketing moderno, plano de marketing, análise dos ambientes, em seguida implementação, avaliação e controle do marketing. Para analisar as empresas foi utilizado de pesquisa descritiva através de questionário com questões objetivas. Buscou-se com o questionário identificar quanto ao conhecimento e utilização e dificuldades para elaborar o Planejamento de Marketing e quais ferramentas utilizam para aumentar a sua competitividade. Identificando se assim que a maior parte das empresas pesquisadas utiliza o planejamento de marketing e, no entanto há pouco conhecimento sobre esta estratégia.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Strategic planning
Marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: PEREIRA, Claudinei dos Santos. Planejamento de marketing: um estudo no comércio agropecuário de Dourados - MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3706
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudineidosSantosPereira.pdf834,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.