Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3757
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspectos gerais da biologia reprodutiva de Tropaeolum majus L. (Tropaeolaceae)
Autor(es): Nasário, João Paulo Sardin
Primeiro Orientador: Mussury, Rosilda Mara
metadata.dc.contributor.referee1: Manente Balestieri, Fátima Cristina De-Lazari
metadata.dc.contributor.referee2: Sciamarelli, Alan
Resumo: Tropaeolum majus L. (Tropaeolaceae), é conhecida popularmente por capuchinha sendo utilizada como ornamental, hortícula e empregada como medicinal. O objetivo da presente pesquisa foi determinar o tipo de sistema reprodutivo da espécie, as abelhas visitantes, seu comportamento e a preferência pela cor da corola. Para o estudo do desenvolvimento das peças florais, foram observados em laboratório flores em estágios de antese e feitos testes de viabilidade de pólen e receptividade de estigma. Para o estudo do sistema reprodutivo, vinte botões em pré-antese foram ensacados e realizados os seguintes tratamentos: Autopolinização Manual, Xenogamia, Geitonogamia, Polinização Natural (controle). Nas observações a campo verificou-se que somente a polinização natural decorreu em 100% de frutos e nos demais tratamentos a flor apresentavam um intumescimento do ovário, mas não havia formação de frutos. Foi observada a receptividade do estigma e a viabilidade do pólen durante a antese. O teste de receptividade do estigma mostrou que o mesmo estava receptivo apenas nas flores onde as anteras encontravam-se fechadas, o que nos sugere uma protoginia, decorrendo, portanto, na ausência de frutos nos outros sistemas reprodutivos testados. Foi observada a visita de vários insetos na flor, dando-se destaque dois polinizadores, Trigona spinipes e Apis mellifera, que demonstraram comportamento de visita de caminhada sobre os órgãos reprodutivos, armazenando pólen em sua corbícula, nos propondo uma polinização efetiva com formação de frutos. A maior freqüência média de visitas se deu na corola de cor laranja para A. mellifera e laranja e vermelho para T. spinipes.
Palavras-chave: Tropaeolum majus
Comportamento reprodutivo
Reproductive behaviour
Polinização
Pollination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: NASÁRIO, João Paulo Sardin. Aspectos gerais da biologia reprodutiva de Tropaeolum majus L. (Tropaeolaceae). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3757
Data do documento: 12-Dez-2011
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoPauloSardinNasario.pdf523,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.