Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3763
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da aplicabilidade industrial da β-glicosidase produzida pelo fungo Lichtheimia ramosa
Autor(es): Garcia, Nayara Fernanda Lisboa
Primeiro Orientador: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paz, Marcelo Fossa da
Resumo: As β-glicosidases tem despertado grande interesse industrial, pois são enzimas que catalisam a hidrólise da celobiose, principal produto proveniente da hidrólise enzimática da celulose, em monômeros de glicose podendo ser convertida em combustíveis não fósseis como etanol. A propriedade de atuar em diferentes substratos possibilita a aplicação dessa enzima em diversos processos industriais, tais como: na hidrólise enzimática da celulose para a obtenção de açúcares fermentáveis, na obtenção de alimentos funcionais derivados de soja ou ainda na indústria de sucos e bebidas aumentando a qualidade aromática de derivados de uva. De modo geral, a aplicabilidade industrial de uma enzima está intimamente relacionada com o custo de produção e com as características da mesma. Dessa forma, diversos trabalhos descrevem a incessante busca de linhagens microbianas hiperprodutoras de enzimas que apresentem características apreciáveis industrialmente. Neste trabalho foi estudada a caracterização física e química da β-glicosidase produzida pelo fungo filamentoso, Lichtheimia ramosa. A enzima apresentou maior atividade catalítica nos valores de pH 5,0 e 5,5 a temperatura de 60°C. Quanto a termoestabilidade, a enzima manteve-se estável de 35 a 55°C no período de uma hora de incubação. A atividade enzimática original foi recuperada em ampla faixa de pH 4,0 - 10,5 após 24 horas de incubação. A β- glicosidase foi inibida significativamente em concentrações superiores a 100mM de glicose e 15% de etanol. Os resultados obtidos demonstram que a enzima produzida pelo microrganismo apresenta expressiva estabilidade ao pH e a temperatura. A inibição ocasionada pela glicose pode ser contornada por processos de Sacarificação e Fermentação Simultânea, onde os monossacarídeos liberados pela hidrólise enzimática são convertidos em etanol por microrganismos fermentadores.
Palavras-chave: Beta-glicosidase
Produção enzimática
Enzyme production
Lichtheimia ramosa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: GARCIA, Nayara Fernanda Lisboa. Avaliação da aplicabilidade industrial da β-glicosidase produzida pelo fungo Lichtheimia ramosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3763
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NayaraFernandaLisboaGarcia.pdf472,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.