Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3767
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contagem diferencial da série branca e frequência de micronúcleos em eritrócitos de peixe Characidae, Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758), sob condições de cativeiro
Autor(es): Fonseca, Anderson de Carvalho
Primeiro Orientador: Grassi, Luiz Eduardo Aparecido
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Balestieri, Filomena Maria Perrella
metadata.dc.contributor.referee1: Gaona, Jairo Campos
Resumo: O equilíbrio e a qualidade dos ambientes aquáticos é um aspecto fundamental, e, portanto, indispensável, não somente ao se considerar a produção animal e a saúde do homem, mas também, ao se inferir sobre a conservação da biodiversidade de organismos e ambientes. Considerando as necessidades do monitoramento ambiental é que surge a ecotoxicologia aquática, uma ferramenta a qual permite detectar, predizer e remediar ambientes aquáticos, vítimas da ação negativa causada pelos xenobióticos. Considerando tais aspectos, o objetivo deste trabalho visa analisar os elementos sanguíneos da circulação periférica, como as células da série branca, e efetuar contagem diferencial dos seus tipos, bem como determinar a frequência de micronúcleos em eritrócitos de um peixe teleósteo de água, amplamente distribuído em todo o território nacional, o Astyanax bimaculatus. Os estudos realizados com estes animais sob condições de confinamento revelaram que os elementos da série branca predominante foram os do tipo agranulares como os linfócitos (65,40%), seguidos, respectivamente por monócitos (17,51%), neutrófilos (14,24%) e basófilos (02,83%). A frequência de micronúcleos apontou para a existência de agentes genotóxicos no ambiente aquático estudado, já que em 44% da população amostrada observou-se a ocorrência significativa de estruturas que indicam efeitos genotóxicos. A metodologia utilizada para a retirada de alíquota sanguínea da circulação periférica permitiu bons resultados e a sobrevivência dos exemplares amostrados, cumprindo os objetivos conservacionistas e éticos da proposta.
Palavras-chave: Genotoxicidade
Genotoxicity
Ecotoxicidade
Ecotoxicity
Hematologia
Haematology
Astyanax bimaculatus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: FONSECA, Anderson de Carvalho. Contagem diferencial da série branca e frequência de micronúcleos em eritrócitos de peixe Characidae, Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758), sob condições de cativeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3767
Data do documento: 15-Dez-2010
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndersondeCarvalhoFonseca.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.