Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3793
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gerenciamento da prevenção de perdas em supermercados de Dourados (MS)
Autor(es): Martins, Bruno Henrique
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Galão, Fabiano Palhares
metadata.dc.contributor.referee2: Casarotto, Eduardo Luis
Resumo: O aumento da concorrência e da competitividade entre as empresas tem aumentado consideravelmente com o passar dos anos, atrelado a isso a sofisticação das técnicas empresariais, bem como as estratégias por elas empregadas, também tem se figurado como práticas para aumento da vantagem competitiva e conquista de novos mercados. No ramo do varejo não é diferente, pois com a crescente demanda e com o aumento do poder aquisitivo das pessoas se pôde observar o aumento da concorrência e consequentemente o aumento das práticas administrativas que diferenciam as empresas, fazendo assim com que as mais preparadas se mantenham no mercado. O varejo supermercadista por sua vez, após a criação dos novos formatos de loja, teve certo aumento da complexidade de administração, considerando que houve, em muitos casos, um aumento relevante do mix de produtos e, por conseguinte da demanda de controle e organização destes. A prevenção de perdas surge como uma ferramenta administrativa para auxiliar os gestores das organizações supermercadistas, a reduzir o seu número de perdas, uma vez que com o aumento da concorrência, as empresas precisam buscar mecanismos que aumentem os seus lucros, assim a redução de perdas e quebras operacionais se apresenta como uma nova estratégia. Inevitavelmente, em supermercados, onde há uma grande quantidade de produtos, existe um número considerável de perdas, seja por produtos vencidos ou por falta de administração adequada. É papel de o gestor buscar reduzir esses índices, assim, a prevenção de perdas surge como uma estratégia importante para o aumento da lucratividade e da vantagem competitiva
Abstract: Increased competition and competitiveness among enterprises has increased considerably over the years, coupled to the sophistication of this business techniques and strategies employed by themselves have also figured out how practices to increase competitive advantage and achieving new markets. In the retail industry is no different, as with the increasing demand and the increasing purchasing power of the people can be observed the increasing competition and consequently the increase in administrative practices that distinguish companies, thus causing more prepared remain on the market. The retail supermarket, by your time, after the creation of the new store formats had some increase in the complexity of administration , considering that there was, in many cases, a significant increase in the mix of products and therefore the demand of control and organization of these. The loss prevention emerges as an administrative tool to assist managers of supermarket organizations to reduce their number of losses, since with increased competition, companies need to find mechanisms to increase their profits, so, reducing losses operational breakdowns and presents itself as a new strategy. Inevitably, in supermarkets, where there are a lot of products, there is a considerable number of losses, either expired products or lack of proper administration. The role of the manager seeking to reduce these rates, this way preventing loss emerges as an important strategy for increasing profitability and competitive advantage.
Palavras-chave: Comércio varejista
Retail trade
Perda
Losses
Competitividade - Aspectos econômicos
Competitiveness - Economic aspects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MARTINS, Bruno Henrique. Gerenciamento da prevenção de perdas em supermercados de Dourados (MS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3793
Data do documento: 8-Mai-2014
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoHenriqueMartins.pdf854,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.