Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3831
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Descrição dos resíduos sólidos em Dourados/MS
Autor(es): Ayala, Leide Carla Martins
Primeiro Orientador: Novaes, Amilton Luiz
Resumo: A quantidade de lixo produzido pela sociedade moderna cresce a cada dia, exigindo, dessa forma, planos de gerenciamento e execução dos resíduos sólidos. Nesse sentido, esse trabalho objetiva descrever a coleta seletiva as várias definições e classificações dos resíduos sólidos e quais implicações de seu descarte final, além de analisar, como estudo de caso, a descrição final dos resíduos sólidos no município de Dourados, pois nesta localidade ocorreu a implantação do aterro sanitário e da coleta seletiva, tendo a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (AGECOLD) como uma instituição importante nesse processo, pois agrega um trabalho social na lógica da reciclagem. Esse estudo ainda atentou, como reflexão, na descrição final dos resíduos sólidos, sobre a importância da mobilização social em torno da coleta seletiva, pois a partir desse aspecto, melhores resultados poderão ser obtidos como o emprego de várias pessoas na reciclagem. Diante do exposto, o posicionando da sociedade se torna peça fundamental para que novas práticas, novos resultados e novas possibilidades se constituam não só como ideais, mas principalmente como movimento transformador da problemática de gerenciamento dos resíduos sólidos.
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Solid wastes
Coleta seletiva
Waste sorting
Dourados (Mato Grosso do Sul)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: AYALA, Leide Carla Martins. A Descrição dos resíduos sólidos em Dourados/MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3831
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeideCarlaMartinsAyala.pdf57,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.