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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3919
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo de viabilidade e novas estratégias de transporte multimodal de etanol: o caso de uma usina na região da Grande Dourados |
Autor(es): | Silva, Raphael Fabro e |
Primeiro Orientador: | Silva, Márcio Rogério |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Rogério da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silveira, Wagner da |
Resumo: | O presente trabalho destaca as estratégias logísticas de transporte atualmente utilizadas por uma indústria sucroalcooleira da região da Grande Dourados – MS. Com base na pesquisa de campo realizada, foram levantados alguns dados de custos de transporte rodoviário, apresentando como origem a cidade de Dourados e os centros de distribuição em Paulínia - SP e Araucária - PR como destinos. O recente trabalho busca estudar, identificar e propor a utilização de um sistema multimodal rodoferroviário, utilizando como suporte o método de roteirização para mapear as possíveis rotas rodoviárias e ferroviárias existentes no estado de Mato Grosso do Sul. Foram elaboradas algumas estratégias de rotas rodoferroviárias, utilizando diferentes caminhos para o escoamento do etanol, apresentando as possíveis vantagens e desvantagens de cada uma delas. Essas estratégias são baseadas em três propostas, que visam estudar as rotas que apresentem menor custo de transporte em relação aos custos atuais da empresa estudada com transportes rodoviários. Com isso, realizar o mapeamento da rede logística do etanol na região da Grande Dourados e promover uma melhoria na eficiência da distribuição do mesmo. De acordo com as propostas de utilização do sistema multimodal rodoferroviário, percebe-se que uma das estratégias geradas no trabalho torna-se muito útil para a empresa em questão: agrupar o modal rodoviário ao ferroviário, visto que o custo de transporte do etanol de Dourados - MS até Porto Paranaguá - PR sofreria uma minimização de aproximadamente 48% em relação ao custo obtido pelo modal rodoviário de Dourados - MS à Araucária - PR. Destaca-se o projeto da Ferrovia Norte-Sul para utilização do sistema rodoferroviário, que apresenta a cidade de Dourados - MS como um centro de embarque e desembarque de cargas. Também, a utilização da ferrovia Ferroeste seria a melhor alternativa de transporte para o escoamento do etanol, principalmente para a região da Grande Dourados. |
Abstract: | The present study highlights logistics strategies of transport currently used by a sugar-alcohol agro-industry in the Grande Dourados - MS metropolitan region. Based on the carried out field research, the next study stage comprised data collection concerning road transport costs, taking its origins from the city of Dourados to distribution centers located in Paulinia-SP and Araucaria-PR. This monography aims to study, identify and propose the use of a road-rail multimodal system, using routing method as support in order to map potential road and rail routes existing in the state of Mato Grosso do Sul. Proceeding to the development of road and railway routes strategies using different paths for the ethanol outflow, presenting advantages and disadvantages of each formulated strategy. These strategies are based on three proposals designed to study more cost-effective routes, i.e. lower cost paths in comparison to road transport costs current in use by company. Thus, mapping the ethanol logistics network in Grande Dourados in order to improve distribution efficiency in the company. According to the proposed use of the road-rail multimodal system, specially one of the proposals (mixed use of modal road-rail) stood out since its implementation would minimize approximately 48% the cost of ethanol transportation from Dourados-MS to the Paranagua Port in comparison to the current cost using the road modal from Dourados to Araucária-PR. It is worth highlighting that the railway project called Norte-Sul is required in order to use this proposal, since the city of Dourados is a cargo loading and unloading center. Therefore, the use of the Ferroeste railroad is the best alternative for ethanol outflow in regarding to Grande Dourados metropolitan region. |
Palavras-chave: | Etanol Ethanol Logística Logistic |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Engenharia |
Citação: | SILVA, Raphael Fabro e. Estudo de viabilidade e novas estratégias de transporte multimodal de etanol: o caso de uma usina na região da Grande Dourados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3919 |
Data do documento: | 26-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Produção |
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