Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3963
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controle preventivo e curativo da ferrugem asiática da soja: safra 2014/2015 - Dourados - MS
Autor(es): Bittencourt, Asthus Moura
Borin, Lucas
Primeiro Orientador: Gavassoni, Walber Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Bacchi, Lilian Maria Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique Nascimento de
Resumo: O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja com produção na safra 2015/2016 de 96.958,3 mil toneladas (CONAB,2016). Dentre os fatores que afetam a produtividade dessa cultura, a ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi pode comprometer parte da produção de soja quando não ocorre a intervenção de métodos de controle. O experimento foi conduzido na cidade de Dourados – MS na safra 2014/15 com a cultivar de soja BMX Potência RR semeado no dia 02 de novembro 2014, tendo como objetivo avaliar a eficácia de diferentes fungicidas no controle da ferrugem asiática da soja (FAS). Para isto, foi utilizado delineamento de blocos ao acaso com parcelas subdivididas, dez fungicidas e quatro repetições. Cada parcela foi representada por uma área útil de 54 m2, sendo elas compostas por três sub-parcelas. Na primeira sub-parcela (testemunha) não houve aplicação de fungicida, na segunda subparcela ocorreu aplicação de fungicidas de forma preventiva em estádio fenológico R1 e na terceira sub-parcela a aplicação foi feita após a detecção da doença na área, denominada aplicação curativa para tentativa de controle da doença. Para a detecção da doença, foram coletados 500 folíolos centrais dos trifólios do terço inferior da planta. Após a detecção da doença na área, a coleta foi padronizada à 10 folíolos por sub-parcela, totalizando 1200 folíolos, nos quais com auxílio de um microscópio estereoscópico foram quantificadas as lesões e urédias. Após a colheita, foi mensurada a massa de mil grãos e corrigida para produção em sacas ha-1. Cada fungicida foi aplicado com dose de bula e óleo vegetal indicado pelo fabricante, com pulverizador costal de pressão constante (CO2). De maneira geral, não houveram resultados significativos estatisticamente para os parâmetros avaliados, provavelmente em consequência das condições climáticas com longo período de estiagem e altas temperaturas diárias durante a condução do experimento. Dessa forma, pode-se concluir que a calendarização de aplicações de fungicidas em condições climáticas não ideais para infecção do fungo, resultou em uma relação custo benefício negativa, uma vez que a testemunha não diferiu estaticamente dos tratamentos com aplicações.
Palavras-chave: Phakopsora pachyrhizi
Glycine max
Luta química
Chemical control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: BITTENCOURT, Asthus Moura; BORIN, Lucas. Controle preventivo e curativo da ferrugem asiática da soja: safra 2014/2015 - Dourados - MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3963
Data do documento: 5-Mai-2016
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AsthusMouraBittencourt - LucasBorin - restrito.pdf565,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.