Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Paulo Roberto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219517905281426pt_BR
dc.contributor.referee1Córdova, Lucas Ferraz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946574378892407pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Felipe Maciel dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5514957741890083pt_BR
dc.creatorGonçalves, Vinícius Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3027099602336714pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-08T12:46:45Z-
dc.date.available2020-09-08T12:46:45Z-
dc.date.issued2020-03-18-
dc.identifier.citationGONÇALVES, V. C. Análise do papel da incógnita na resolução de tarefas de adição. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4041-
dc.description.abstractThe position of the unknown has been considered as an essential variable to facilitate or complex exercises in mathematics, depending on where it is established in the basic exercise of mathematics (A + B = C). The literature presents position C as having less difficulty in relation to the other two. The present investigation focuses on discussing the scientific veracity of the data obtained by research on the position of the unknown. An experiment was carried out with 11 children from 6 to 9 years old, P1 and P2 attending the first year and P3, P4, P5, P6, P6, P7, P8, P9, P10 and P11 the third year. 108 simple sum arithmetic exercises (with 3 elements) were programmed, divided into 3 blocks each containing 36 questions. Each block had the unknown in a different location. First, the baseline was carried out, followed by training and again testing to verify learning. The results showed that there was an increase in the number of responses by the individuals after the proposed training. The increase was shown to be very significant for participants P1, P2 and P9. Although, the results are not sufficiently solid to establish a lear validation of the listed hypotheses, it’s visible that the experiment has obtained results that call into question the assumptions prevailing so far in the literature in the area of “position of the unknown set”.en
dc.description.resumoA posição da incógnita vem sendo considerada como uma variável essencial para a facilitação ou complexificação dos exercícios em matemática, a depender de onde ela se estabelece no exercício básico de matemática (A+B=C). A literatura apresenta como sendo de menor dificuldade a posição C em relação as outras duas.A presente investigação tem como foco discutir acerca da veracidade científica dos dados obtidos por pesquisas acerca da posição da incógnita. Foi realizado um experimento com 11 crianças de 6 a 9 anos, P1 e P2 cursando o primeiro ano e P3, P4, P5, P6, P6, P7, P8, P9, P10 e P11 o 3 ano. Foram programados 108 exercícios aritméticos de soma simples (com 3 elementos), divididos em 3 blocos cada um contendo 36 questões. Cada bloco tinha a incógnita em um local diferente. Primeiro foi realizadao a linha de base, seguidao de um treino e novamente teste para averiguar aprendizagem. Os resultados demonstraram que houve um aumento no número de acertos pelos indivíduos após os treinos propostos. O aumento se apresentou como bem significativo para os participantes P1,, P2 e P9. Apesar dos resultados não serem suficientemente sólidos para firmar uma validação clara das hipóteses elencadas, é visível que o estudo obteve resultados que colocam em questionamento os pressupostos vigentes ate o momento na literatura da área de “posição da incógnita”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-08T12:46:45Z No. of bitstreams: 1 ViniciusCabralGoncalves.pdf: 679166 bytes, checksum: 64ec61627c97683d4008d52864f0926d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-08T12:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ViniciusCabralGoncalves.pdf: 679166 bytes, checksum: 64ec61627c97683d4008d52864f0926d (MD5) Previous issue date: 2020-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAnálise do papel da incógnita na resolução de tarefas de adiçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the role of unknowns in solving addition tasksen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ViniciusCabralGoncalves.pdf663,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.