Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4075
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escrituração Fiscal Digital (EFD) nas empresas concessionárias de veículos automotores de Dourados/MS
Autor(es): Sasaki, Mario
Primeiro Orientador: Rode, Manfredo
metadata.dc.contributor.referee1: Valeretto, Gerson João
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Juarez Marques
Resumo: A implantação da Escrituração Fiscal Digital também conhecida como SPED Fiscal está provocando uma mudança de paradigma na área contábil/ fiscal das empresas, obrigando- as à entrega de livros eletrônicos em substituição aos livros fiscais impressos em papel, o que motivou o desenvolvimento do presente trabalho através de uma pesquisa exploratória que teve por objetivo estudar os impactos dessa implantação na gestão das empresas concessionárias de veículos automotores de Dourados/MS, e a percepção de seus contabilistas. Na pesquisa, o instrumental utilizado para a coleta de dados foi o questionário, respondidos pelos contabilistas das empresas, do qual concluiu-se que os principais impactos identificados foram: a necessidade de qualificação dos profissionais da área contábil/fiscal, de melhoria na infra-estrutura de informática, revisão no cadastro de clientes e de fornecedores e que a principal dificuldade foi a parametrização do sistema para gerar arquivo no leiaute da Escrituração Fiscal Digital. Quanto à percepção dos contabilistas em sua maioria é de que a implantação da Escrituração Fiscal Digital trouxe maior confiabilidade e qualidade nas informações internas do Sistema de Gestão, que haverá diminuição de erros operacionais e no risco de fraudes, redução expressiva da informalidade e de procedimentos em desacordo com a legislação fiscal e que contribuirá para uma concorrência mais leal no mercado com a diminuição da sonegação fiscal.
Palavras-chave: Sistema Público de Escrituração Digital
Escrituração Fiscal Digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SASAKI, Mario. Escrituração Fiscal Digital (EFD) nas empresas concessionárias de veículos automotores de Dourados/MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4075
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarioSasaki.pdf814,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.