Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4112
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Composição química e avaliação sequestradora de radical livre do óleo essencial de Allophylus edulis Raldk.
Autor(es): Trevizan, Lucas Noboru Fatori
Primeiro Orientador: Formagio, Anelise Samara Nazari
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Grisolia, Alexeia Barufatti
metadata.dc.contributor.referee1: Lanza Júnior, Ubirajara
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Adriana Mary Mestriner Felipe de
Resumo: Allophylus edulis distribui se geograficamente em toda a América do Sul, tendo sua incidência no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e na Guiana. Relatos da literatura indicaram que suas folhas são utilizadas no tratamento de diabetes, inflamações de garganta, e problemas intestinais e digestivos. Trabalhos da literatura relatam o estudo fitoquímico e atividade antioxidante, anticolienstrasica e toxicidade frente a artemia salina do extrato bruto de A. edulis Entretanto, na literatura consultada, não existe estudos do óleo essencialde A. edulis. Assim, propusemos extrair, investigar a composição e isolar os principais constituintes químicos presentes no óleo essencial de A. edulis, bem como avaliar a atividade de sequestro de radicais livres.. Folhas de A. edulis foram coletadas em Dourados-MS e submetidas a extração do óleo essencial por hidrodestilação. A composição do óleo essencial foi realizada por cromatografia gasosa acoplada a espectroscopia de massas (CG-EM) e o isolamento do constituinte majoritário foi realizado por cromatografia em coluna (CC) e posterior identificação por ressonância magnética nuclear (RMN) de 1H e 13C e comparação de dados da literatura. A avaliação de sequestro de radical livre foi realizada pelo método de DPPH e ABTS. Na análise por CG-EM foram identificados 41 compostos, representando 99.10%, com predominância de sesquiterpenos, revelando viridiflorol como constituinte majoritório (30.88%). O OEAE e o viridiflorol apresentaram efeito no sequestro de radical livre, quando comparado ao do antioxidante comercial BHT e ácido ascórbico.
Palavras-chave: Allophylus edulis
Óleo essencial
Essential oils
Sesquiterpero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: TREVIZAN, Lucas Noboru Fatori. Composição química e avaliação sequestradora de radical livre do óleo essencial de Allophylus edulis Raldk. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4112
Data do documento: 18-Mai-2015
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasNoboruFatoriTrevizan.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.