Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4135
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação antioxidante e quantificação de metabólitos secundários de Psychotria deflexa D. C. (Rubiaceae)
Autor(es): Silva, Matheus Santiago
Primeiro Orientador: Formagio, Anelise Samara Nazari
metadata.dc.contributor.referee1: Grisolia, Alexeia Barufatti
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Jonas da Silva
Resumo: Psychotria deflexa D. C. (Rubiaceae), conhecida popularmente como “ervado- rato” é encontrada em solos de Cerrado e mata Atlântica. Na literatura consultada, não se encontra trabalhos biológicos e químicos de P. deflexa. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antioxidante e o teor de constituintes do extrato metanólico das folhas de P. deflexa D. C. O extrato metanólico foi obtido por maceração das folhas com metanol a frio. A atividade antioxidante foi avaliada frente aos métodos fotocolorimétricos in vitro do radical livre estável 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), 2,2´-azinobis (3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) (ABTS·+), do branqueamento do β-caroteno/ácido linoleico e de redução de ferro. O teor de fenóis totais foi determinado pelo método de folin-ciocalteu’s, flavonoides e flavonol pelo ensaio com cloreto de alumínio e taninos condensados com reagente de vanilina. O perfil cromatográfico do extrato metanólico de P. deflexa foi realizado por cromatografia em camada delgada (CCD) e com reagentes químicos. O extrato não demonstrou promissora atividade antioxidante frente os ensaios de DPPH (IC50= 146,4 μg/mL), β-caroteno/ácido linoleico (AA = 26.05%) e ABTS·+ (AA = 15.58%). O ensaio de FRAP foi o mais promissor com valores de 2369.6 μM de FeSO4/ g de extrato. O extrato metanólico de P. deflexa, apresentou moderados teores de flavonoides, flavonol, fenóis e taninos condensados, apresentando resultados de, 37.64 e 275.07 mg de quercetina/g de extrato, 111.42 mg de ácido gálico/ g de extrato e 194.67 mg de catequina/g de extrato, respectivamente. A análise por CCD, apresentou halos quando revelados em anisaldeído. Conclui-se que o extrato metanólico de P. deflexa, apresentou potencial antioxidante frente ao ensaio de FRAP e moderadas quantidades de flavonol e flavonoides.
Palavras-chave: Psychotria deflexa
Radical livre
Free radicals
Metabólito secundário
Secondary metabolites
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SILVA, Matheus Santiago. Avaliação antioxidante e quantificação de metabólitos secundários de Psychotria deflexa D. C. (Rubiaceae). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4135
Data do documento: 9-Nov-2015
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatheusSantiagoSilva.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.