Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4137
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Germinação e organogênese in vitro de Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg.
Autor(es): Déo, Thamiris Gatti
Primeiro Orientador: Damiani, Claudia Roberta
metadata.dc.contributor.referee1: Candido, Liliam Silvia
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Fernanda
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a capacidade de germinação in vitro de Campomanesia adamantium, tratadas com diferentes concentrações de ácido giberélico, bem como, avaliar a capacidade organogênica de diferentes explantes, tratados com diferentes concentrações e reguladores de crescimento. O primeiro experimento avaliou o poder germinativo de sementes da espécie, as mesmas foram submetidas a concentrações de ácido giberélico (GA3): 0 (controle); 1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 mg L-1. O segundo experimento avaliou a capacidade organogênica de folhas obtidas de brotações produzidas a partir de explantes nodais estabelecidos in vitro, tratadas com 5; 10; 15 e 20 μM TDZ (thiadizurom (N-fenil-N- 1,2,3-tidiazol-5-tiuréia)), combinadas com 1,0 μM de ANA (ácido naftaleno acético) e tratamento controle (sem adição de regulador). O terceiro experimento avaliou o efeito de TDZ (5,0 μM), ANA (1,0 μM) e a combinação destes (TDZ+ANA) sobre a organogênese de explantes provenientes de raiz e entre-nó, obtidos de plântulas germinadas in vitro. Os resultados obtidos nos experimentos demonstraram que durante a germinação in vitro de guavira, a adição de giberelina ao meio de cultura, aumenta o percentual de germinação em aproximadamente 10% em comparação ao tratamento controle, respectivamente 100 e 87%, promove um aumento linear no comprimento da parte aérea, conforme acréscimo da concentração De GA3, porém, nestas concentrações testadas não exerceu influência no comprimento da raiz e no número de folhas. Na organogênese in vitro de folhas foi constatado que, o uso de 20 μM da citocinina TDZ promoveu maior formação de calos e menores percentuais de oxidação. Já no outro experimento de organogênese in vitro, explantes provenientes de entre-nós caulinares foram mais responsivos que explantes radiculares, apresentando maior percentual de formação de calos em meio de cultura suplementado com 5,0 μM de TDZ e em meio suplementado com a combinação de TDZ + ANA. Nas concentrações testadas, os reguladores de crescimento utilizados não influenciaram na oxidação dos explantes, porém, observou-se maior oxidação nos explantes radiculares, principalmente na presença de ANA.
Palavras-chave: Cultura de tecidos
Tissue culture
Campomanesia adamantium
Ácido giberélico
Gibberellic acid
Tidiazurão
Thidiazuron
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: DÉO, Thamiris Gatti. Germinação e organogênese in vitro de Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4137
Data do documento: 1-Jul-2015
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThamirisGattiDeo.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.