Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4151
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de genes de resistência no transcriptoma de Urochloa decumbens cv. basilisk
Autor(es): Segatto, Rosana Alessandra
Primeiro Orientador: Pereira, Rodrigo Matheus
metadata.dc.contributor.referee1: Grisolia, Alexeia Barufatti
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Rodrigo Kelson Silva
Resumo: As pastagens ocupam 35% da área territorial do centro-oeste, tendo a pecuária grande importância regional. A Urochloa decumbens cv. Basilisk é uma gramínea forrageira e suas variedades foram responsáveis pela revolução das pastagens na pecuária nacional em 1970. Objetivou-se fazer uma análise dos genes de resistência no transcriptoma de Urochloa decumbens cv. Basilisk através das ferramentas da Bioinformática. Averiguar os domínios de resistência presentes em U. decumbens e construir árvores filogéneticas. Este trabalho tem importância para o conhecimento desta espécie vegetal e levantamento de genes que possam ser usados em programas de melhoramento de resistência em gramíneas. Foram obtidos 164.920 transcritos únicos com a EMBRAPA Gado de Corte em Campo Grande - MS e em seguida foi realizado um alinhamento local dos transcritos únicos contra os genes de resistência do banco de dados PRGdb instalado localmente. Estes resultados foram organizados em um banco de dados usando MySQL, e os domínios de proteínas de resistência foram contados. Então 2% de 1221 genes foram anotados em detalhes por comparações com os bancos de dados Interpro, Non- redundant Protein Data- NR , Genbank–NT, Refseq, Clusters of Orthologoes Grups- COG Gene Ontology-GO, Kioto Encyclopedia of Genes and Genomes-KEGG e Conserved Domains Database- CCD, afim de verificar suas características e funções. Em seguida os mesmos foram usados para uma análise filogenética, utilizando-se os programas Bioedit, Clustal e MEGA 6.06 repectivamente, resultando em árvores filogenéticas. Das 164.920 sequências transcritas por Urochloa decumbens foi possível encontrar 2.445 sequências referentes a genes de resistência em plantas através da comparação com o banco PRGdb. Dos 2.445 genes, 1.221 eram diferentes entre si e podiam ser divididos em 12 domínios e multi-domínios de proteínas de resistência, sendo os domínios mais abundantes a Serina-Treonina-Quinase, NBS-LRR, e Serina-Treonina- Quinase – LRR. Outros domínios encontrados em menor quantidade foram MLO, GNK2, Unknown, Receptor like kinase, NBARC e TIR. As árvores filogenéticas permitiram relacionar os genes de U. decumbens aos de outras espécies conhecidas. Espera-se que este trabalho possa ser de auxílio em programas de melhoramento da Urochloa decumbens e de outras pastagens.
Palavras-chave: Bioinformática
Bioinformatics
Brachiaria decumbens
Variação genética
Genetic variation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SEGATTO, Rosana Alessandra. Análise de genes de resistência no transcriptoma de Urochloa decumbens cv. basilisk. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4151
Data do documento: 22-Jul-2014
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosanaAlessandraSegatto.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.