Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4160
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização do potencial antioxidante de Senna rugosa e Senna velutina (Fabaceae)
Autor(es): Lima, Flávia Lopes de
Primeiro Orientador: Santos, Edson Lucas dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Uilson Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Jaqueline Ferreira
Resumo: Senna rugosa e Senna velutina são espécies nativas da região de Cerrado do Brasil, utilizadas na medicina popular no tratamento de infecções, inflamações e de doenças ligadas ao estresse oxidativo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a capacidade antioxidante dos extratos das folhas e raízes de duas espécies de Senna. A partir dos vegetais secos e triturados foram preparados extratos etanólicos das folhas e extratos aquosos e etanólicos das raízes. A análise da atividade antioxidante foi realizada pelo método de captação do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), adotando como padrões de referência, o ácido ascórbico e o BHT (butil hidroxitolueno). Os extratos que apresentaram maiores valores de captação dos radicais livres da solução de DPPH foram os etanólicos das folhas e raízes de Senna velutina (IC50 = 7,9 ± 0,9 μg/mL e IC50 = 9,9 ± 4,0 μg/mL, respectivamente) e o etanólico das folhas de Senna rugosa (IC50 = 10,5 ± 2,6 μg/mL), comparados ao antioxidante padrão ácido ascórbico (IC50 = 2,5 ±0,2 μg/mL). As quantidades de fenóis e flavonoides totais presentes na composição dessas espécies foram descritas recentemente e estes valores relacionam-se intimamente com a capacidade antioxidante apresentado neste estudo. Nos ensaios de atividade antioxidante, tanto S. rugosa, quanto S. velutina apresentaram potencial de sequestro dos radicais livres de forma dose dependentes. Os resultados obtidos a partir deste estudo reforçam o uso popular dessas espécies no tratamento e/ou prevenção de doenças associadas ao estresse oxidativo, tais como diabetes, catarata, câncer e esclerose múltipla.
Palavras-chave: Estresse oxidativo
Oxidative stress
Radical livre
Free radicals
Flavonoide
Flavonoids
Senna rugosa
Senna velutina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: LIMA, Flávia Lopes de. Caracterização do potencial antioxidante de Senna rugosa e Senna velutina (Fabaceae). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4160
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlaviaLopesdeLima.pdf463,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.