Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Simulação de performance e de controle de emissão de uma planta termelétrica
Autor(es): Ferro, Barbara Alves Pereira de Carvalho
Primeiro Orientador: Bornschlegell, Augusto Salomão
Resumo: A produção de energia elétrica é uma preocupação do governo e da sociedade. Além da viabilidade econômica, os aspectos ambientais são igualmente importantes para serem avaliados. Usinas térmicas baseadas em ciclos de gás são opções que podem atender a ambos os requisitos. O presente trabalho avalia a composição de produtos de combustão de uma usina termelétrica por meio de um modelo analítico. Os principais componentes encontrados nos produtos de combustão do metano são COX, SOX, NOX e partículas sólidas. Em relação à formação de ozônio, o NOX é o produto de combustão mais nocivo. Uma usina termelétrica deve operar dentro dos limites de emissão de NOX. O ciclo termodinâmico de Brayton, incluindo a combustão, é numericamente modelado e implementado nas rotinas do Scilab ©. O modelo estudado é composto por compressor, câmara de combustão e turbina a gás. Os dados de entrada são baseados em condições reais de operação da usina, onde a eficiência isentrópica do compressor, a taxa de compressão, as taxas de comburente e de combustível, a eficiência da câmara de combustão e a eficiência isentrópica da turbina a gás são conhecidas. A metodologia empregada para avaliar a reação de combustão leva em consideração as constantes de equilíbrio propostas pela literatura. As concentrações dos produtos de combustão são então avaliadas à medida que passam pela turbina e são liberadas para as condições atmosféricas. O solucionador chemFoam do software OpenFOAM é usado para comparar as concentrações de produtos de combustão obtidas pelo modelo proposto. Além disso, os resultados do modelo proposto, que leva em consideração a combustão, são comparados com o modelo equivalente sem combustão.
Palavras-chave: Energia termoelétrica
Thermoelectric energy
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: FERRO, Barbara Alves Pereira de Carvalho. Simulação de performance e de controle de emissão de uma planta termelétrica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4362
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BarbaraAlvesPereiradeCarvalhoFerro.pdf799,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.