Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4416
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atividade anti-hiperalgésica, edematogênica e anti inflamatória de Caryocar brasiliense em camundongos
Autor(es): Santos, Elisangela dos
Primeiro Orientador: Kassuya, Cândida Aparecida Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Ângela Midori Kuraoka de
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a atividade antihiperalgésica e anti-inflamatória do óleo fixo extraído do fruto de C. brasiliense. Caryocar brasiliense é nativo do Cerrado brasileiro conhecido popularmente como pequi. O óleo extraído do fruto vem sendo utilizado em pesquisas experimentais, pois, a literatura já comprova sua atividade como anti-inflamatória, no tratamento de infecções. Métodos: O óleo fixo foi testado em camundongos Swiss machos e fêmeas que foram divididas em 11 grupos sendo grupo controle negativo (tratado com solução salina 0,9%), grupo do óleo nas doses de 300mg/kg, 700mg/kg e 1000mg/kg e grupo controle positivo qual recebeu dexametasona. Depois de 1 hora receberam 30µl de carragenina via intraplantar, hiperalgesia mecânica e a sensibilidade ao frio foram analisados (modelo edema de pata) ou carragenina intrapleural (modelo de pleurisia) para avaliação da migração de leucócitos e extravasamento proteico. Resultados: Após uma hora da aplicação da carragenina houve redução significativa do edema de pata reduzindo 64% e 89% nas doses de 700mg/kg e 1000mg/kg em 1 hora. O teste de Von Frey apresentou inibição de 100% em 4 horas na dose de 1000mg/kg. A sensibilidade ao frio induzido pela carragenina não apresentou diferença estatística em relação ao grupo controle negativo. A administração oral de óleo de Pequi inibiu significativamente a migração de leucócitos na dose de 1000mg/kg, com inibição de 73%, mas não alterou o extravasamento proteico. Conclusão: Conclui-se que C. brasiliense possui atividade antiedematogênica, antihiperalgésica e anti-inflamatória. Dessa forma, o presente trabalho demonstra o potencial biológico desse óleo comum no território brasileiro.
Palavras-chave: Caryocar brasiliense
Anti-Inflamatórios
Anti-Inflammatory Agents
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: SANTOS, Elisangela dos. Atividade anti-hiperalgésica, edematogênica e anti inflamatória de Caryocar brasiliense em camundongos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4416
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisangeladosSantos - restrito.pdf552,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.