Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Abreu, Silvana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188556350430630pt_BR
dc.contributor.referee1Mondardo, Marcos Leandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205745448514695pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Kellcia Rezende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169364895636739pt_BR
dc.creatorCosta, Marcus Vinicius-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331366363985044pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-26T13:50:27Z-
dc.date.available2021-04-26T13:50:27Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcus Vinicius. O Ensino de geografia geral e geografia regional nas escolas municipais de Campo Grande – MS: uma abordagem sobre a política de implementação da “lei do piso” e sua prática. 2020. 137f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4503-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the policy of implementing Regional Geography in the municipal schools of Campo Grande - MS, starting from the analysis of the “floor law” and its consequences. It was observed that the implementation of the law forced the adaptation of teaching in municipal schools and as a result of these changes, new disciplines were created to adapt to the new federal law. Regional Geography arises from this scenario, causing changes in the grade and curriculum of municipal schools, remembering that other disciplines also ended up breaking up. The geography for seventh year students becomes two: General and Regional, with one class for each subject. In relation to the floor law, it brought appreciation to teachers with an improvement in salaries and other opportunities for non-tendered teachers, through new contracts. The methodology used was bibliographic research and authors who discussed the topic of this research. Main participants in the discussion participated with their contributions through a directed interview. The main reflections that can be listed through this research, would be the issue of valuing the teacher, the lack of knowledge about the legislation of education in Brazil and its laws.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a política de implementação da Geografia Regional nas escolas municipais de Campo Grande – MS, partindo da análise da “lei do piso” e os seus desdobramentos. Foi observado que a implementação da lei forçou a adaptação do ensino nas escolas municipais e como consequência dessas mudanças, novas disciplinas foram criadas para se adaptar à nova lei federal. A Geografia Regional surge a partir desse cenário, ocasionando mudanças na grade e no currículo das escolas municipais, lembrando que, outras disciplinas acabaram também se desmembrando. A geografia para os alunos do sétimo ano se tornam duas: Geral e a Regional, com uma aula para cada disciplina. Em relação a lei do piso, ela trouxe valorização aos professores com um melhoramento dos salários e outras oportunidades para professores não concursados, por meio de novos contratos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e autores que debatessem o tema dessa pesquisa. Principais envolvidos na discussão participaram com suas contribuições por meio de entrevista dirigida. As principais reflexões que pode ser elencadas por meio dessa pesquisa, seria a questão da valorização do professor, do desconhecimento sobre a legislação da educação no Brasil e suas leis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-04-26T13:50:27Z No. of bitstreams: 1 MarcusViniciusCosta.pdf: 1774846 bytes, checksum: 77d73a89c8bb0df3d86f907891dc7756 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-26T13:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcusViniciusCosta.pdf: 1774846 bytes, checksum: 77d73a89c8bb0df3d86f907891dc7756 (MD5) Previous issue date: 2020-02-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectValorizaçãopt_BR
dc.subjectValuationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO Ensino de geografia geral e geografia regional nas escolas municipais de Campo Grande – MS: uma abordagem sobre a política de implementação da “lei do piso” e sua práticapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of general geography and regional geography in the municipal schools of Campo Grande - MS: an approach to the policy of implementation of the " law of the floor" and its practicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcusViniciusCosta.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.