Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4521
Tipo: Tese
Título: Trajetórias de formação de professoras da infância na fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY
Título(s) alternativo(s): Trayectorias de la formación de docentes infantiles en la frontera de Ponta Porã/BR y Pedro Juan Caballero/PY
Trajectories of the formation of childhood teachers in the border of Ponta Porã/BR and Pedro Juan Caballero/PY
Autor(es): Silva, Luciene Cléa da
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Arévalos, José Manuel Silvero
metadata.dc.contributor.referee2: Baller, Leandro
metadata.dc.contributor.referee3: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Gebara, Ademir
Resumo: Esta Tese foi realizada na linha de História da Educação, Memória e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD) e teve como objetivo geral analisar as trajetórias de formação inicial de professoras da infância, que se formaram no período de 1980 a 1990, na fronteira de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY). Os objetivos específicos almejaram: compreender as configurações da formação docente para a infância na perspectiva das trajetórias formativas das professoras de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero; caracterizar a constituição da história da formação docente na fronteira; e relacionar as trajetórias e memórias de formação das professoras de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Os procedimentos metodológicos foram respaldados, inicialmente por uma revisão bibliográfica e levantamento do estado da arte nos bancos de teses e dissertações da CAPES e instituições do Ensino Superior do Paraguai, além do estudo de alguns documentos e legislações, principalmente paraguaios, por permitirem uma melhor compreensão acerca do contexto, organização e funcionamento da educação e do processo histórico de formação das professoras colaboradoras. O desenvolvimento empírico da pesquisa ancorou-se na metodologia da História Oral temática, a qual possibilitou que indivíduos comuns pudessem contar suas vivências, seu processo formativo e demais relações. Desta forma, as trajetórias apresentadas nesta pesquisa referem-se às memórias de sete professoras, sendo cinco paraguaias e duas brasileiras, as quais relataram acontecimentos, fatos e histórias que fizeram parte de sua profissão, de sua vida e que de alguma forma, entrelaçaram-se com o meio social e com a realidade da fronteira. A tese defendida e corroborada foi de que as trajetórias de formação das professoras da infância, ocorridas em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), entre 1980 e 1990, revelaram muitas aproximações, ultrapassando os limites da fronteira e evidenciando interlocuções concernentes à constituição do indivíduo, da sociedade e das práticas formativas, estabelecendo assim uma rede de interdependência entre as memórias narradas e as histórias constituídas, o que foi possível analisar pela perspectiva da Sociologia Figuracional de Norbert Elias e desencadear a compreensão de que as docentes participantes desta pesquisa mostraram-se, a partir de seus relatos, não só como protagonistas e autoras de suas histórias, mas também como parte da história da educação da fronteira.
Abstract: Esta Tesis se realizó en línea con la História de la Educación, la Memoria y la Sociedad, del Programa de Posgrado en Educación, en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Grande Dourados (FAED / UFGD) y tuvo el objetivo general de analizar las trayectorias. De formación inicial de maestros de infancia, que se graduaron de 1980 a 1990, en la frontera de Ponta Porã (BR) y Pedro Juan Caballero (PY). Los objetivos específicos tenían como objetivo comprender las configuraciones de la formación del profesorado para niños en la perspectiva de las trayectorias de formación de los docentes de Ponta Porã y Pedro Juan Caballero; caracterizar la constitución de la história de la formación docente en la frontera; e informar las trayectorias de capacitación y recuerdos de los maestros de Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. Los procedimientos metodológicos fueron apoyados, inicialmente por una revisión bibliográfica y una encuesta del estado del arte en los bancos de tesis y disertaciones de CAPES e instituciones de educación superior en Paraguay, además del estudio de algunos documentos y legislación, principalmente paraguaya, para permitir una mejor comprensión del contexto, la organización y el funcionamiento de la educación y el proceso histórico de formación de los docentes colaboradores. El desarrollo empírico de la investigación se basó en la metodología temática de Historia Oral, que hizo posible que las personas comunes compartieran sus experiencias, su proceso formativo y otras relaciones. De esta manera, las trayectorias presentadas en esta investigación se refieren a los recuerdos de siete maestros, cinco paraguayos y dos brasileños, quienes informaron eventos, hechos e historias que formaron parte de su profesión, de su vida y que de alguna manera, se entrelazaron con el entorno social y la realidad de la frontera. La tesis defendida y corroborada fue que las trayectorias de la educación de los maestros de la infancia, que tuvieron lugar en Ponta Porã (BR) y Pedro Juan Caballero (PY), entre 1980 y 1990, revelaron muchos enfoques, yendo más allá de los límites de la frontera y mostrando interlocuciones sobre la constitución del individuo, la sociedad y las prácticas de formación, estableciendo así una red de interdependencia entre los recuerdos narrados y las historias constituidas, que fue posible analizar desde la perspectiva de la sociología figuracional de Norbert Elias y desencadenar la comprensión de que los maestros participantes en esta investigación se han mostrado, a partir de sus informes, no solo como protagonistas y autores de sus historias, sino también como parte de la historia de la educación fronteriza.
This Thesis was carried out in line with the History of Education, Memory and Society, of the Graduate Program in Education, at the Faculty of Education of the Federal University of Grande Dourados (FAED / UFGD) and had the general objective of analyzing the trajectories of initial formation of childhood teachers, who graduated from 1980 to 1990, on the border of Ponta Porã (BR) and Pedro Juan Caballero (PY). The specific objectives were aimed at understanding the configurations of teacher education for children in the perspective of the training trajectories of teachers from Ponta Porã and Pedro Juan Caballero; characterize the constitution of the history of teacher education at the border; and relate the training trajectories and memories of the teachers of Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. The methodological procedures were supported, initially by a bibliographic review and survey of the state of the art in the theses and dissertation banks of CAPES and Higher Education institutions in Paraguay, in addition to the study of some documents and legislation, mainly Paraguayan, for allowing a better understanding about the context, organization and functioning of education and the historical training process of collaborating teachers. The empirical development of the research was anchored in the thematic Oral History methodology, which made it possible for ordinary individuals to share their experiences, their formative process and other relationships. In this way, the trajectories presented in this research refer to the memories of seven teachers, five Paraguayan and two Brazilian, who reported events, facts and stories that were part of their profession, of their life and that in some way, intertwined with the social environment and the reality of the frontier. The thesis defended and corroborated was that the trajectories of the education of childhood teachers, which took place in Ponta Porã (BR) and Pedro Juan Caballero (PY), between 1980 and 1990, revealed many approaches, going beyond the limits of the border and showing interlocutions concerning to the constitution of the individual, society and training practices, thus establishing a network of interdependence between the narrated memories and the constituted stories, which was possible to analyze from the perspective of Norbert Elias's Figurational Sociology and trigger the understanding that the teachers participating in this research have shown themselves, from their reports, not only as protagonists and authors of their stories, but also as part of the history of border education.
Palavras-chave: História oral
Oral History
Região de fronteira - educação
Borderlands - Education
Sociologia
Sociology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Luciene Cléa da. Trajetórias de formação de professoras da infância na fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY. 2020. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4521
Data do documento: 7-Abr-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucieneCléadaSilva.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.