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Tipo: Dissertação
Título: Educação escolar na penitenciária de Dourados-MS: projetos de ensino e atividades educacionais
Título(s) alternativo(s): School education in the penitentiary of Dourados-MS: teaching projects and educational activities
Educación escolar en la penitenciaria de Dourados-MS: proyectos de enseñanza y actividades educativas
Autor(es): Aragão, Ariane Martins
Primeiro Orientador: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Osório, Antônio Carlos do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD, nível de mestrado, teve como objetivo analisar o processo de educação escolar desenvolvido na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), por meio do estudo de projetos e de atividades educacionais. Buscou, ainda, compreender como a educação escolar funciona, seu papel na constituição das subjetividades dos internos que acessam a escola, e como esses internos tomam para si a experiência escolar. Em relação à metodologia, optou-se pela análise documental, por meio das produções dos internos, resultado de projetos interdisciplinares que o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) desenvolveu em sua extensão que funciona na PED, no ano de 2018. Em meados de 2018, tivemos contato com trabalhos produzidos pelos internos, resultado de projetos educacionais concluídos, como escritos (poesias, textos) e outras produções artísticas. Perguntamo-nos como a escolarização funciona no sistema prisional e como afeta os internos matriculados na extensão do CEEJA, isto é, como esses internos foram afetados e/ou se transformaram em meio às práticas e discursos educacionais aos quais tiveram acesso. Para análise das questões e objetivos propostos na pesquisa, utilizamos como aporte teórico conceitos inscritos na perspectiva foucaultiana, como poder-saber, dispositivo e processos ou modos de subjetivação. O primeiro capítulo selecionou aspectos relevantes da história da educação prisional no país e a relacionou com as políticas e práticas realizadas em presídios de Mato Grosso do Sul. No segundo capítulo, foi analisada a educação oferecida na extensão escolar do CEEJA na PED, identificando a posição ocupada pela escola no espaço-tempo prisional, os projetos educacionais e outras atividades desenvolvidas pelo Centro na prisão, a partir do relato de visita e desenvolvimento de uma roda de conversa sobre o tema “Educação Escolar na Prisão”. Finalmente, o terceiro capítulo analisa os aspectos centrais da educação escolar proposta aos internos, levando em conta alguns dos projetos de ensino desenvolvidos no ano de 2018 e as produções deles decorrentes. O ápice do trabalho desenvolvido pelo Centro foi uma Mostra Cultural que ocorreu em novembro de 2018, em Dourados, e que permitiu o acesso às produções dos alunos internos. Os resultados evidenciam que a educação escolar afeta de diferentes modos os internos que a ela têm acesso, mas o trabalho dentro do espaçotempo prisional também tem parcela importante na construção das subjetividades dos sujeitos em situação de privação de liberdade; contudo, assim como no aspecto escolar, não atende a demanda da maioria. E, ainda que a escola realize esforços, ela não possui condições para atingir todos objetivos que lhes são atribuídos. Espera-se que a pesquisa contribua com as reflexões desse campo específico de saber/conhecimento, na compreensão das especificidades da educação escolar na prisão e seus possíveis “impactos” na constituição dos sujeitos/subjetividades que frequentam esses espaços.
Abstract: The research developed in the Graduate Program in Education at UFGD, master's level, aimed to analyze the school education process developed at the State Penitentiary of Dourados (PED), through the study of projects and educational activities. It also sought to understand how school education works, its role in constituting the subjectivities of the inmates who access the school, and how these inmates take the school experience for themselves. Regarding the methodology, we opted for documentary analysis, through the productions of the interns, the result of interdisciplinary projects that the State Center for Youth and Adult Education (CEEJA) developed in its extension that works at PED, in 2018. In mid-2018, we had contact with works produced by interns, the result of completed educational projects, such as writings (poetry, texts) and other artistic productions. We ask ourselves how schooling works in the prison system and how it affects the inmates enrolled in the extension of the CEEJA, that is, how these inmates were affected and / or were transformed into the educational practices and discourses to which they had access. For the analysis of the questions and objectives proposed in the research, we used concepts inscribed in the Foucauldian perspective as theoretical support, such as power-knowledge, device and processes or modes of subjectification. The first chapter selected relevant aspects of the history of prison education in the country and related it to the policies and practices carried out in prisons in Mato Grosso do Sul. In the second chapter, the education offered in the school extension of CEEJA at PED was analyzed, identifying the position occupied by the school in the prison space-time, the educational projects and other activities developed by the Center in prison, based on the report of the visit and the development of a conversation circle on the theme “School Education in Prison”. Finally, the third chapter analyzes the central aspects of school education proposed to interns, taking into account some of the teaching projects developed in 2018 and the resulting production. The culmination of the work developed by the Center was a Cultural Exhibition that took place in November 2018, in Dourados, and which allowed access to the productions of in-house students. The results show that school education affects inmates in different ways who have access to it, but work within the prison space-time also plays an important part in the construction of the subjectivities of subjects in situations of deprivation of liberty; however, as in the school aspect, it does not meet the demand of the majority. And, even if the school makes efforts, it does not have the conditions to achieve all the objectives assigned to them. It is expected that the research will contribute to the reflections of this specific field of knowledge / understanding, in understanding the specificities of school education in prison and its possible “impacts” in the constitution of the subjects / subjectivities that frequent these spaces.
Palavras-chave: Escolarização
Schooling
Educação na prisão
Education in prison
Processo de subjetivação
Subjectivation process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ARAGÃO, Ariane Martins. Educação escolar na penitenciária de Dourados-MS: projetos de ensino e atividades educacionais. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4528
Data do documento: 3-Jun-2020
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