Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4552
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tratamento de sementes de feijão com óleos essenciais: efeitos na germinação e sanidade
Título(s) alternativo(s): Treatment of bean seeds with essential oils: effects on germination and health
Autor(es): Santos, Aruan Marcondes dos
Mendes, Larissa
Primeiro Orientador: Bacchi, Lilian Maria Arruda
metadata.dc.contributor.referee1: Masetto, Tathiana Elisa
metadata.dc.contributor.referee2: Pieta, Suelen
Resumo: A cultura do feijão possui importância mundial por ser constituinte base da alimentação humana. Diversos são os agentes fitopatológicos que acometem esta cultura, e como forma de controle, destaca-se o tratamento de sementes. Dentre eles, o uso de óleos essencias vem sendo amplamente estudado para o controle de fungos fitopatogênicos como alternativa ao tratamento químico. O trabalho consistiu em avaliar a ação antifúngica de óleos essenciais no tratamentode sementes de feijão (Phaseolus vulgaris), bem como seus possíveis efeitos sobre a fisiologiadas sementes. Foram comparados três tipos de óleos: de cravo (Syzygium aromaticum), eucalipto (Eucalyptus spp.) e melaleuca (Melaleuca alternifolia), além do fungicida químico Derosal Plus®. Os produtos analisados foram aplicados nas sementes, e estas foram submetidas à teste de germinação, para determinarsua porcentagem germinativa, e à teste de sanidade para determinar a eficiência dos produtos naturais e químico no controle de fungos fitopatogênicos. O tratamento químico de sementes apresentou melhor resultado em relação a qualidade fisiológica de sementes de feijão, comparado aos tratamentos alternativos. O tratamento com óleo essencial de cravo reduziu a incidência de fungos em sementes de feijão, com níveis de controle significativamente iguais ao do fungicida comercial.
Palavras-chave: Phaseolus vulgaris
Óleos essenciais
Fungicida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOSSANIDADE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SANTOS, Aruan Marcondes dos; MENDES, Larissa. Tratamento de sementes de feijão com óleos essenciais: efeitos na germinação e sanidade. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4552
Data do documento: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AruanMarcondesdosSantos_LarissaMendes.pdf740,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.