Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4574
Tipo: Dissertação
Título: Regresso ao futuro: Machado de Assis revisitado por Helder Macedo e Milton Hatoum
Título(s) alternativo(s): Regreso al futuro: Machado de Assis revisitado por Helder Macedo y Milton Hatoum
Autor(es): Oliveira, Adrieli Aparecida Svinar
Primeiro Orientador: Dantas, Gregório Foganholi
Segundo Orientador: Bungart Neto, Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Juliana Maia de
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Rogério Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Paulo Custódio de
metadata.dc.contributor.referee4: Telles, Luís Fernando Prado
Resumo: O presente estudo pretende compreender, por meio de uma análise comparativa, como os romances Pedro e Paula (1998), do português Helder Macedo, e Dois irmãos (2000), do brasileiro de Milton Hatoum, apropriam-se do conceito de romance histórico e em que medida se relacionam com o modelo de romance histórico tradicional e com a metaficção historiográfica. O percurso investigativo deste trabalho passa pela vertente tradicional do romance histórico, que demonstrava maior preocupação com a verdade histórica, com os documentos e com a ordem cronológica dos acontecimentos e em que a verossimilhança e a linearidade eram supervalorizadas, até o surgimento de uma postura revisionista diante do passado. Tal revisão pode ser vista na metaficção historiográfica mediante a possibilidade de se pensar não em verdades definitivas, mas em versões e interpretações. Além de analisar como se dá a apropriação desses conceitos nas obras de Helder Macedo e de Milton Hatoum, examinaremos como Esaú e Jacó (1904), de Machado de Assis, é relido e incorporado aos personagens gêmeos nos referidos romances, apresentando uma proposta de releitura do país, pela posição de antagonismo assumida pelos irmãos nas duas obras. Para observar o diálogo entre os romances serão considerados como aspectos de análise o discurso metaficcional a respeito da própria escrita romanesca, o comentário sobre a reescrita de episódios históricos e o uso da ironia e da paródia ao abordar os discursos oficiais. O alicerce teórico desta pesquisa está amparado em textos de Gyorgy Lukács (2011), Linda Hutcheon (1991), Hayden White (1994), Keith Jenkins (2001), Antoine Compagnon (2001), Marilene Weinhardt (1994, 2006), entre outros ligados ao estudo da Literatura e da História.
Abstract: Este estudio tiene por objetivo comprender, por medio de un análisis comparativo, cómo las novelas Pedro e Paula (1998), del portugués Helder Macedo, y Dois Irmãos (2000), del brasileño Milton Hatoum, se apropian del concepto de la novela histórica, y hasta qué punto se relacionan con el modelo de la novela histórica tradicional y con la metaficción historiográfica. El trayecto investigativo de este trabajo pasa por el enfoque tradicional de la novela histórica, que mostró una preocupación más grande por la verdad histórica, por los documentos y por el orden cronológico de los acontecimientos, y en el que la verosimilitud y la linealidad se sobrevaloraron, hasta el surgimiento de una actitud de repaso frente el pasado. Tal repaso puede verse en la metaficción historiográfica a través de la posibilidad de que se piense no en verdades definitivas, sino en versiones e interpretaciones. Además de analizar cómo se apropian de estos conceptos en las obras de Helder Macedo y Milton Hatoum, examinaremos cómo Esaú e Jacó (1904), de Machado de Assis, es releído e incorporado a los personajes gemelos en las novelas mencionadas, presentando una propuesta de reinterpretación del país, a través de la posición de antagonismo asumida por los hermanos en las dos obras. Para observar el diálogo entre las novelas, el discurso metaficcional sobre la escritura de la novela, el comentario sobre la reescritura de episodios históricos y el uso de la ironía y la parodia al abordar los discursos oficiales se considerarán aspectos del análisis. La contribución teórica de esta investigación está respaldada por textos de Gyorgy Lukács (2011), Hayden White (1994), Keith Jenkins (2001), Antoine Compagnon (2001), Marilene Weinhardt (1994, 2006), entre otros vinculados al estudio de la Literatura y de la Historia.
Palavras-chave: Romance histórico
Historical fiction
Metaficção
Metafiction
Literatura e história
Literature and history
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Adrieli Aparecida Svinar. Regresso ao futuro: Machado de Assis revisitado por Helder Macedo e Milton Hatoum. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4574
Data do documento: 27-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrieliAparecidaSvinarOliveira.pdf815,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.