Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4641
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PBL-SCRUM - Uma Aplicação móvel para apoio ao ensino de Scrum via aprendizagem baseada em problemas
Título(s) alternativo(s): PBL-SCRUM - A Mobile application to support Scrum teaching by problem-based learning
Autor(es): Lima, Caio Fernandes
Primeiro Orientador: Melo, Silvana Morita
metadata.dc.contributor.referee1: Prates, Jorge Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Anderson Bessa da
Resumo: O framework Scrum tem sido amplamente utilizado na indústria de software, dentre outras vantagens por permitir entregas frequentes de software funcional com retorno ao investimento do cliente e redução dos riscos do projeto. Entretanto, pesquisas recentes têm demonstrado que egressos dos cursos de computação deixam as universidades sem o conhecimento adequado de ciclos de desenvolvimento e gerenciamento, como o Scrum. Algumas alternativas propostas para enfrentar esse problema são a utilização de abordagens de ensino centradas no aluno e ferramentas de apoio ao ensino que implementem essas abordagens. Nesse sentido, este artigo descreve o atual estado de desenvolvimento de uma ferramenta mobile para apoio ao ensino de Scrum via Aprendizagem Baseada em Problemas. O Principal objetivo da pesquisa é fornecer uma ferramenta que automatize de maneira eficiente o ensino de metodologias ágeis de desenvolvimento de software por meio de uma abordagem ativa de ensino auxiliando a cobertura desse tópico dentro dos cursos de computação.
Abstract: The Scrum framework has been widely used in the software industry, among other advantages for allowing frequent deliveries of functional software with a return on the client's investment and reducing project risks. However, recent research has shown that computer graduates leave universities without adequate knowledge of development and management cycles, such as Scrum. Some proposed alternatives to address this problem are the use of student-centered teaching approaches and tools to support teaching that implement these approaches. In this sense, this article describes the current state of development of a mobile tool to support the teaching of Scrum via Problem Based Learning. The main objective of the research is to provide a tool that efficiently automates the teaching of agile software development methodologies through an active teaching approach, helping to cover this topic within computer courses.
Palavras-chave: Scrum (Desenvolvimento de software)
Scrum (Computer software development)
Aplicativo móvel
Mobile apps
Tecnologia - ensino e aprendizagem
Technology - study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: LIMA, Caio Fernandes. PBL-SCRUM - Uma Aplicação móvel para apoio ao ensino de Scrum via aprendizagem baseada em problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4641
Data do documento: 10-Mai-2021
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaioFernandesLima.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.