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Tipo: Dissertação
Título: Neurodiversidade, estigma e autismo: avaliação de um treinamento online em uma amostra brasileira
Título(s) alternativo(s): Neurodiversity, stigma and autism: evaluation of an online training in a brazilian sample
Neurodiversidad, estigma y autismo: evaluación de un entrenamiento online en una muestra brasileña
Autor(es): Araujo, Ana Gabriela Rocha
Primeiro Orientador: Zanon, Regina Basso
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Mônia Aparecida da
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Veronica Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de
Resumo: Os movimentos a favor da inclusão e da neurodiversidade vêm crescendo mundialmente. No Brasil, a inclusão escolar está amparada por diferentes Leis, Decretos e Notas Técnicas, tendo recebido olhares cuidadosos de pesquisadores em várias regiões do país. Embora o Transtorno do Espectro Autista (TEA) seja hoje considerado público-alvo da educação especial e das políticas vigentes da inclusão no Brasil, sabe-se que ainda são vários os fatores que podem interferir na inclusão de pessoas com TEA, como por exemplo o estigma. Sobre esse aspecto, pesquisas recentes apontam que o conhecimento específico sobre algum transtorno mental ou do neurodesenvolvimento pode ajudar na diminuição do preconceito e do estigma sobre o mesmo. A pesquisa tem como objetivo geral investigar o impacto de um treinamento online (adaptado de Gillespie et al., 2015) no conhecimento e no estigma acerca do autismo em uma amostra brasileira. A pesquisa está organizada em cinco capítulos/estudos: Estudo I) Contempla uma revisão da literatura que tem como objetivo discutir aspectos teóricos e práticos da inclusão escolar de pessoas com TEA; II) Apresenta um estudo teórico que visa abordar especificamente o movimento da neurodiversidade no contexto do TEA e discutir as suas relações com as políticas públicas e as evidências científicas, sobretudo aquelas que buscam a redução do estigma dessa população; Estudo III) Trata-se de um estudo empírico que tem como objetivo realizar a tradução e a adaptação transcultural (para o português brasileiro) das escalas Participatory Stigma Scale to Use For Autism (Gillespie-Lynch et al., 2015) e Participatory Autism Knowledge Scale (Gillespie-Lynch et al., 2015), cuja metodologia se apoia nos critérios estabelecidos por Borsa et al. (2012) e DuBay e Watson (2019); IV) Contempla um estudo empírico cujo objetivo foi investigar as propriedades psicométricas das escalas apresentadas no estudo III; e Estudo V) Apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o impacto de um treinamento online breve no conhecimento e no estigma acerca do autismo em uma amostra brasileira. A amostra do estudo IV foi constituída por 532 pessoas, já a do estudo V foi de 97 indivíduos. Os dados dos estudos empíricos foram analisados quantitativamente, a partir de estatísticas descritivas, inferenciais e da análise de redes (no caso do estudo V). Quando tomados em conjunto, os resultados dos estudos empíricos contribuem ao (a) disponibilizar versões brasileiras e com evidências de validade e de fidedignidade de duas escalas ainda não utilizadas em nosso país, e (b) apresentar a versão brasileira de um treinamento online e breve, o qual mostrou-se eficaz para transformar significativamente as variáveis que compõe o estigma e o conhecimento do TEA, bem como de transformar a dinâmica das relações entre elas nos sistemas complexos (ou seja, nas redes). Os resultados principais corroboram estudos internacionais, bem como inovam e avançam sobretudo por introduzir uma análise ainda não utilizada em pesquisas envolvendo o treinamento foco do presente estudo. As limitações e implicações dos resultados são discutidas em cada um dos estudos.
Abstract: Movements in favor of inclusion and neurodiversity have been growing worldwide. In Brazil, school inclusion is supported by different Laws, Decrees and Technical Notes, having received careful attention from researchers in various regions of the country. Although Autistic Spectrum Disorder (ASD) is currently considered a target audience for special education and current inclusion policies in Brazil, it is known that there are still several factors that can interfere with the inclusion of people with ASD, such as, for example, stigma. Regarding this aspect, recent researches show that specific knowledge about a mental or neurodevelopmental disorder can help to reduce prejudice and stigma about it. The research aims to investigate the impact of online training (adapted from Gillespie et al., 2015) on knowledge and stigma about autism in a Brazilian sample. The research is organized into five chapters/studies: Study I) Includes a literature review that aims to discuss theoretical and practical aspects of school inclusion of people with ASD; II) It presents a theoretical study that aims to specifically address the movement of neurodiversity in the context of ASD and discuss its relationship with public policies and scientific evidence, especially those that seek to reduce the stigma of this population; Study III) This is an empirical study that aims to carry out the translation and cross-cultural adaptation (into Brazilian Portuguese) of the Participatory Stigma Scale to Use For Autism (Gillespie-Lynch et al., 2015) and Participatory Autism Knowledge Scale (Gillespie-Lynch et al., 2015), whose methodology is based on the criteria established by Borsa et al. (2012) and DuBay and Watson (2019); IV) It comprises an empirical study whose objective was to investigate the psychometric properties of the scales presented in study III; and Study V) Presents a research whose objective was to investigate the impact of brief online training on knowledge and stigma about autism in a Brazilian sample. The sample of study IV consisted of 532 people, whereas that of study V was 97 individuals. Data from empirical studies were analyzed quantitatively, using descriptive, inferential and network analysis statistics (in the case of study V). When taken together, the results of the empirical studies contribute to (a) making Brazilian versions available and with evidence of validity and reliability of two scales not yet used in our country, and (b) presenting the Brazilian version of a brief online training , which proved to be effective in significantly transforming the variables that make up the stigma and knowledge of the ASD, as well as transforming the dynamics of the relationships between them in complex systems (ie, in networks). The main results corroborate international studies, as well as innovating and advancing above all by introducing an analysis not yet used in research involving the training that is the focus of this study. The limitations and implications of the results are discussed in each of the studies.
Los movimientos a favor de la inclusión y la neurodiversidad han ido creciendo en todo el mundo. En Brasil, la inclusión escolar se sustenta en diferentes Leyes, Decretos y Notas Técnicas, habiendo recibido una cuidadosa atención por parte de investigadores de diversas regiones del país. Aunque el Trastorno del Espectro Autista (TEA) se considera actualmente un público objetivo de la educación especial y las políticas de inclusión actuales en Brasil, se sabe que aún existen varios factores que pueden interferir con la inclusión de las personas con TEA, como, por ejemplo, el estigma. . En este aspecto, investigaciones recientes muestran que el conocimiento específico sobre un trastorno mental o del neurodesarrollo puede ayudar a reducir los prejuicios y el estigma al respecto. La investigación tiene como objetivo investigar el impacto de la formación en línea (adaptado de Gillespie et al., 2015) sobre el conocimiento y el estigma sobre el autismo en una muestra brasileña. La investigación está organizada en cinco capítulos / estudios: Estudio I) Incluye una revisión de la literatura que tiene como objetivo discutir aspectos teóricos y prácticos de la inclusión escolar de personas con TEA; II) Presenta un estudio teórico que tiene como objetivo abordar específicamente el movimiento de la neurodiversidad en el contexto de los TEA y discutir su relación con las políticas públicas y la evidencia científica, especialmente aquellas que buscan reducir el estigma de esta población; Estudio III) Se trata de un estudio empírico que tiene como objetivo llevar a cabo la traducción y adaptación transcultural (al portugués brasileño) de la Escala de estigma participativo a utilizar para el autismo (Gillespie-Lynch et al., 2015) y la Escala de conocimiento del autismo participativo ( Gillespie-Lynch et al., 2015), cuya metodología se basa en los criterios establecidos por Borsa et al. (2012) y DuBay y Watson (2019); IV) Comprende un estudio empírico cuyo objetivo fue investigar las propiedades psicométricas de las escalas presentadas en el estudio III; y Estudio V) Presenta una investigación cuyo objetivo fue investigar el impacto de la capacitación breve en línea sobre el conocimiento y el estigma sobre el autismo en una muestra brasileña. La muestra del estudio IV estuvo compuesta por 532 personas, mientras que la del estudio V fue de 97 individuos. Los datos de los estudios empíricos se analizaron cuantitativamente, utilizando estadísticas descriptivas, inferenciales y de análisis de redes (en el caso del estudio V). En conjunto, los resultados de los estudios empíricos contribuyen a (a) proporcionar versiones brasileñas con evidencia de validez y confiabilidad de dos escalas aún no utilizadas en nuestro país, y (b) presentar la versión brasileña de una breve capacitación en línea, que demostró Ser efectivo en transformar significativamente las variables que componen el estigma y conocimiento de los TEA, así como transformar la dinámica de las relaciones entre ellos en sistemas complejos (es decir, en redes). Los principales resultados corroboran estudios internacionales, además de innovar y avanzar sobre todo al introducir un análisis que aún no ha sido utilizado en investigaciones que involucran la formación que es el foco de este estudio. Las limitaciones e impliaciones de los resultados se discuten en cada uno de los estudios.
Palavras-chave: Inclusão social
Social integration
Autismo
Autism
Estigma social
Social stigma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: ARAUJO, Ana Gabriela Rocha. Neurodiversidade, estigma e autismo: avaliação de um treinamento online em uma amostra brasileira. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4654
Data do documento: 21-Mai-2021
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